segunda-feira, 24 de junho de 2024

faça parte da Comunidade RT1

Com aumento de casos, Hemoam retoma coleta de plasma convalescente

O plasma convalescente será disponibilizado para as unidades de saúde que atendem pacientes com Covid-19. A coleta vai funcionar por agendamento.
COMPARTILHE
coleta Hemoam

A Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (Hemoam) retomou, nessa sexta-feira (8), a coleta de plasma convalescente de pessoas que se recuperaram de Covid-19.

O produto sanguíneo vai ser disponibilizado para os hospitais. Assim, atendendo pacientes internados em virtude do novo coronavírus.

Coleta por agendamento

Contudo, a coleta do plasma funcionará por agendamento, pelos números (92) 3655-0166 e 98431-9920, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Critérios para doação

Os critérios para doação de plasma são idênticos ao processo de doação de sangue comum. Por outro lado, para o plasma convalescente, os critérios são mais específicos:

Sexo tem de ser masculino; ter entre 18 e 60 anos; comprovar que teve Covid-19, confirmado por meio do teste PCR; ter passado 30 dias após o desaparecimento total dos sintomas; e que não tenha tido hepatite B ou C, sífilis, HIV, HTLV ou doença de Chagas.

Receba notícias do RT1 em primeira mão
quero receber no Whataspp
Quero receber no Facebook
Quero receber no Instagram

Projeções

Segundo a diretora-presidente da Fundação, Socorro Sampaio, a expectativa é a oferta de 200 bolsas do produto.

Resultados

Apesar do uso do produto, ainda não há resultados conclusivos pela comunidade científica sobre a eficácia do plasma convalescente.

Dessa maneira, a avaliação dos resultados deve acontecer ao longo de 2021.

Sendo assim, há fortes indícios de melhora significativa quando o produto é transfundido na fase inicial da internação do paciente com Covid-19.

Leia mais:

COMPARTILHE