fbpx

quarta, 21 de abril de 2021

Amazonas faz convênio com órgãos federais para expansão de aeroportos

Convênio para melhorar aeroportos no interior do Amazonas envolve Infraero e Ministério da Infraestrutura para beneficiar três municípios.

25 de fevereiro de 2021

Compartilhe

Governador Wilson Lima assinou convênio para reestruturar aeroportos no Amazonas (Foto: Secom)

O governador Wilson Lima assinou, nesta quarta-feira (24), convênio com a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) e o Ministério da Infraestrutura para a execução de obras de melhorias e expansão dos aeroportos dos municípios de Itacoatiara, Maués e Fonte Boa. O convênio conta com investimentos do Fundo Nacional da Aviação Civil (FNAC), e vai possibilitar a estruturação de operações de voos regionais entre as três cidades amazonenses e a malha aérea nacional.

“Assinamos um importante convênio do Ministério da Infraestrutura, juntamente com a Infraero, para recuperação, construção de projetos e todo o processo de protocolo dos aeroportos de Maués e Itacoatiara, no Baixo Amazonas, e o município de Fonte Boa, no Alto Solimões. O Amazonas tem feito um estudo tributário, em relação ao ICMS do combustível, para possibilitar ampliação de ofertas de voos para os municípios”, destacou o governador Wilson Lima.

Recursos da aviação civil para aeroportos

Com recursos do FNAC, criado para fomentar o desenvolvimento do sistema nacional de aviação civil, a Infraero fará os projetos de engenharia para os aeroportos nos três municípios do estado. A Infraero também deverá conceder a certificação para operação na região, permitindo oferta de voos de maior porte pelas companhias aéreas para essas localidades.

“É a primeira vez que a gente faz dessa forma, com a utilização de recursos do Fundo Nacional de Aviação Civil, diretamente com a Infraero, para aproveitar a competência técnica que a Infraero tem, no desenvolvimento de projetos e no acompanhamento de obras de estrutura aeroportuária. A disponibilização de infraestrutura, de oferta aeroportuária, vai fazer com que possamos ter mais voos, aumento da oferta de assentos. Vamos preparar esses aeroportos, primeiramente, para receber na sequência a operação de aeronaves do tipo ATR, com maior capacidade”, explicou Tarcísio de Freitas.

Leia mais:

Leia mais sobre Cidades

CSU e outros parques públicos reabrem com medidas contra Covid-19

Parques e espaços de lazer gerenciados pela Prefeitura de Manaus seguem interditados até o dia 30 de abril, mas com algumas reaberturas parciais, com protocolos contra Covid.

21 de abril de 2021

Em um ano, centros socioeducativos reduzem taxa de ocupação em 25%

O balanço apresentado pela secretária foi apresentado segundo as ações da pasta no decorrer de um ano. Mirtes também falou sobre os abrigos para pessoas que vivem nas ruas.

20 de abril de 2021

Inpa promove ‘Café com Inovação’ sobre propriedade intelectual

A primeira edição do Café com Inovação, de 2021, abordará a temática "Propriedade intelectual como ferramenta para estimular a inovação" e acontece dia 29.

20 de abril de 2021

Em Manaus, ex-secretário municipal é condenado a devolver R$ 2,5 milhões

O ex-titular da Secretaria Municipal de Juventude, Esporte e Lazer (Semjel), Luis Faustino da Costa Neto, teve as contas de 2016 consideradas irregulares pelo TCE-AM.

20 de abril de 2021

MPF recomenda implantação de distrito de saúde em Eirunepé

Secretaria Especial de Saúde Indígena deve adotar, no prazo de 60 dias, medidas necessárias para a implantação do Distrito Sanitário Especial Indígena Médio Juruá.

20 de abril de 2021

Governo estadual inicia levantamento técnico na comunidade da Sharp

A UGPE iniciou, nessa segunda-feira (19), um levantamento técnico para reconhecimento da área, na comunidade da Sharp, que serão integradas em um novo programa.

20 de abril de 2021

‘Auxílio Empreendedor’ encerra cadastro com 15.787 inscritos

O projeto “Auxílio Empreendedor”, coordenado pela Secretaria de Trabalho, Empreendedorismo e Inovação, encerrou as inscrições no domingo com o 15.787 inscritos.

20 de abril de 2021

Adaf implanta internet via satélite em 51 unidades do Amazonas

A Adaf iniciou, na última semana, a implantação de internet via satélite em 51 Unidades de Sanidade Animal e Vegetal (Ulsavs) no interior do Amazonas.

19 de abril de 2021