fbpx

sexta, 25 de junho de 2021

Sistema de esgoto sanitário de Manaus será analisado pela prefeitura

Entre os pontos a serem analisados pelos técnicos da Ageman, estão as características de cada sistema de esgoto, como o tipo de funcionamento e de tratamento.

23 de abril de 2021

Compartilhe

Iniciativa semelhante foi realizada em 2019 pela Ageman (Foto: Divulgação)

Engenheiros da Agência Reguladora dos Serviços Públicos Delegados do Município de Manaus (Ageman) vão iniciar, a partir de maio, a elaboração do novo diagnóstico do Sistema de Esgotamento Sanitário da capital amazonense. Os dados coletados deverão nortear decisões importantes em torno do saneamento básico da cidade, conforme determinação do prefeito David Almeida.

O trabalho será realizado pela Prefeitura de Manaus por meio da Diretoria Técnica de Concessões, Obras e Saneamento da Ageman e envolverá um levantamento das condições de todas as estações elevatórias e de tratamento de esgoto que compõem o Sistema Público de Esgotamento Sanitário operado pela concessionária Águas de Manaus.

“Esse diagnóstico funciona como um raio-x de todo o Sistema de Esgotamento Sanitário da cidade; e, diante desse levantamento, teremos condições de promover ações importantes referentes ao serviço de esgotamento, visando sempre à melhoria desse serviço tão essencial para o saneamento básico”, afirmou a diretora técnica de Concessões, Obras e Saneamento da Agência, engenheira Suzy Tavares.

Entre os pontos a serem analisados pelos técnicos da Ageman, estão as características de cada sistema de esgoto, como o tipo de funcionamento e de tratamento, além de identificar eventuais não conformidades, como a ausência de urbanização das áreas, falta de identificação dos bens e o não funcionamento de alguns equipamentos.

Iniciativa semelhante foi realizada em 2019 pela Ageman, e o resultado foi encaminhado à concessionária para que fossem providenciadas as devidas adequações e reparos necessários, o que já vem ocorrendo.

O Sistema de Esgotamento Sanitário da cidade de Manaus possui 588 mil metros de rede coletora, duas estações de pré-condicionamento de esgoto, 69 estações de tratamento de esgoto ativas, 42 estações elevatórias de esgoto ativas, poços de visita, coletores, troncos e emissários, todos inseridos nas cinco Bacias de Esgotamento Sanitário denominadas de Educandos, São Raimundo, Gigante, Tarumã e Colônia.

Atualmente, o serviço de esgotamento sanitário de Manaus possui uma cobertura de 22%.

Um diagnóstico do Sistema de Abastecimento de Água também já foi iniciado pela Ageman, no entanto, com a pandemia da Covid -19, a rotina das equipes precisou de ajuste e o levantamento ainda não foi concluído, mas os trabalhos prosseguem.

Com informações da assessoria

Leia Mais:

Leia mais sobre Cidades

MP recomenda inclusão de escolas ribeirinhas de Manaus na Lei do Fundeb

A 59ª Promotoria de Justiça da Educação (PRODHED) explica que educação indígena difere da ribeirinha e que Semed precisa colocar essa representatividade na educação no campo.

25 de junho de 2021

Voluntários se mobilizam para ajudar famílias atingidas pela cheia

O grupo 'Parceiros Brilhantes' já conseguiu atender mil famílias de cinco municípios do Amazonas, além da capital, com alimentos e produtos de higiene pessoal.

25 de junho de 2021

FVS-AM testa em Coari nova geração de mosquiteiros no combate à malária

Estudo pioneiro no Amazonas avaliará como a utilização de dois inseticidas juntos nos mosquiteiros impactam na população do transmissor da doença.

25 de junho de 2021

Jornalista sofre agressão de servidores da prefeitura de Itacoatiara

Correspondente da Rede Amazônica, Leandro Marques, 22, foi atacado e ameaçado por assessores do prefeito Mário Abrahin durante reportagem; um servidor foi exonerado.

24 de junho de 2021

Campanha informa direitos de pessoas autistas no transporte coletivo

Objetivo é massificar a informação que a as pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) não pagam tarifas de ônibus e podem emitir credencial para estacionamento.

24 de junho de 2021

Prefeitura e Procon-AM vão atuar juntos na fiscalização de serviços públicos

A iniciativa terá vigência de dois anos e não representa ônus financeiros para nenhuma das instituições conveniadas.

24 de junho de 2021

Diretora de conteúdo da Lupa diz que desinformação é ‘problema social’

Jornalista Natália Leal participou do webinário do portal RealTime1, com o tema “FACT-CHECKING – As consequências da desinformação e das fake news para a democracia”.

23 de junho de 2021

Ephigênio Salles será alargada e vai ganhar passarela para pedestres

O alargamento da via acontecerá a partir da saída do viaduto Miguel Arraes, até a entrada da avenida Via Láctea, no conjunto Morada do Sol.

23 de junho de 2021