fbpx

quarta, 21 de abril de 2021

Semef atendeu mais de 16 mil pessoas via canais digitais em janeiro

Canal mais acessado pelos contribuintes é o “Fale Conosco”, onde o cidadão envia suas dúvidas ou solicita atendimento.

8 de fevereiro de 2021

Compartilhe

Em janeiro, a Prefeitura de Manaus realizou 16.430 atendimentos tributários por meio dos canais digitais (Foto: Divulgação)

Em janeiro, a Prefeitura de Manaus realizou 16.430 atendimentos tributários por meio dos canais digitais e serviços on-line do portal Manaus Atende.

Em cumprimento ao Decreto nº 4.999, que implementou o regime excepcional de teletrabalho como medida para conter o avanço da Covid-19 no município, a Secretaria Municipal de Finanças e Tecnologia da Informação (Semef) suspendeu temporariamente o atendimento presencial aos contribuintes nos postos dos PACs e central localizada na avenida Japurá, 493, no Centro.

Conforme o subsecretário de Receita da Semef, Armínio Pontes, mesmo com a suspensão do atendimento presencial, o Departamento de Atendimento da secretaria está dando encaminhamento, por regime de teletrabalho, em todas as demandas dos contribuintes que chegam por meio dos canais digitais.

O canal mais acessado pelos contribuintes é o “Fale Conosco”, onde o cidadão envia suas dúvidas ou solicita atendimento, preenchendo um formulário que pode ser acessado na página inicial do portal de serviços Manaus Atende (http://manausatende.manaus.am.gov.br).

No primeiro mês do ano, a Semef atendeu 5.769 solicitações, por meio da ferramenta.

Além do “Fale Conosco”, os cidadãos também buscam a central telefônica 156 e o chat para tirar dúvidas. Este último serviço, onde o contribuinte pode “teclar” com os atendentes, está disponível via portal de serviços. Em números, também no mês de janeiro deste ano, os dois canais somaram 6.637 atendimentos.

Outro serviço bastante demandado é o cadastro para emissão de Nota Fiscal de Serviços Avulsa (NFSA), que pode ser emitida por prestadores de serviços pessoa física ou jurídica.

No último mês foram mais de 650 novos cadastros realizados totalmente on-line. Para se cadastrar, o contribuinte pode acessar o endereço eletrônico, http://inscricaonfsa.manaus.am.gov.br.

Processos

De acordo com Armínio Pontes, dos processos formalizados via Sistema Integrado de Gestão Eletrônica de Documentos (Siged), 2.348 foram tramitados somente neste primeiro mês do ano.

“Os processos são relacionados a procedimentos de IPTU, ITBI, ISS e taxas municipais. No mês passado, por exemplo, a Semef concluiu 296 processos para alterações de titularidades de IPTU”, destacou o subsecretário da Semef.

Pontes informou, ainda, que para formalizar um processo tributário, o contribuinte precisa realizar um cadastro no portal Manaus Atende e obter uma senha para acesso ao Siged.

Por meio do sistema, o cidadão poderá formalizar seu pedido e anexar todas as documentações necessárias, para o andamento do processo.

Em janeiro, aproximadamente 730 novas senhas de contribuintes foram validadas para tramitação de processos on-line.

Leia mais:

Leia mais sobre Cidades

CSU e outros parques públicos reabrem com medidas contra Covid-19

Parques e espaços de lazer gerenciados pela Prefeitura de Manaus seguem interditados até o dia 30 de abril, mas com algumas reaberturas parciais, com protocolos contra Covid.

21 de abril de 2021

Em um ano, centros socioeducativos reduzem taxa de ocupação em 25%

O balanço apresentado pela secretária foi apresentado segundo as ações da pasta no decorrer de um ano. Mirtes também falou sobre os abrigos para pessoas que vivem nas ruas.

20 de abril de 2021

Inpa promove ‘Café com Inovação’ sobre propriedade intelectual

A primeira edição do Café com Inovação, de 2021, abordará a temática "Propriedade intelectual como ferramenta para estimular a inovação" e acontece dia 29.

20 de abril de 2021

Em Manaus, ex-secretário municipal é condenado a devolver R$ 2,5 milhões

O ex-titular da Secretaria Municipal de Juventude, Esporte e Lazer (Semjel), Luis Faustino da Costa Neto, teve as contas de 2016 consideradas irregulares pelo TCE-AM.

20 de abril de 2021

MPF recomenda implantação de distrito de saúde em Eirunepé

Secretaria Especial de Saúde Indígena deve adotar, no prazo de 60 dias, medidas necessárias para a implantação do Distrito Sanitário Especial Indígena Médio Juruá.

20 de abril de 2021

Governo estadual inicia levantamento técnico na comunidade da Sharp

A UGPE iniciou, nessa segunda-feira (19), um levantamento técnico para reconhecimento da área, na comunidade da Sharp, que serão integradas em um novo programa.

20 de abril de 2021

‘Auxílio Empreendedor’ encerra cadastro com 15.787 inscritos

O projeto “Auxílio Empreendedor”, coordenado pela Secretaria de Trabalho, Empreendedorismo e Inovação, encerrou as inscrições no domingo com o 15.787 inscritos.

20 de abril de 2021

Adaf implanta internet via satélite em 51 unidades do Amazonas

A Adaf iniciou, na última semana, a implantação de internet via satélite em 51 Unidades de Sanidade Animal e Vegetal (Ulsavs) no interior do Amazonas.

19 de abril de 2021