fbpx

quarta, 21 de abril de 2021

Puga defende ampliação de diálogo com todos os campi do Amazonas

Uma das medidas que ele disse ter tomado no primeiro mandato e quer continuar no possível segundo mandato é manter um diálogo permanente com a comunidade acadêmica.

18 de março de 2021

Compartilhe

Puga concorre no segundo turno das eleições para reitoria da Ufam (Foto: Reprodução)

O reitor licenciado Sylvio Puga que é candidato à reeleição de reitoria pela chapa “Experiência para decidir, coragem para fazer” da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) disse ao RealTime1, em entrevista, que pretende dar continuidade a um trabalho que ele disse já ter realizado durante sua gestão pela universidade: o diálogo com a comunidade.

De acordo com Puga, a universidade é muito complexa com 18 unidades de ensino, somente em Manaus, 5 no interior e mais de 15 órgãos complementares e uma das coisas que ele fez no primeiro mandato e quer continuar no possível segundo mandato é manter um diálogo permanente com essa comunidade, por meio de reuniões fixas.

“Eu penso que no segundo mandato, eu preciso, além desses mecanismos facilitadores, fazer um calendário permanente de reuniões com essas unidades. E essa calendário será público e mensal”, afirmou e com a ajuda das tecnologias disponíveis será possível essa proximidade.

O candidato falou também sobre a perda de professores, em decorrência da pandemia, e como fará para realocar novos profissionais para essas vagas, com um orçamento mais curto. “Nós aprovamos, no conselho universitário, a forma online para um professor substituto que fica no prazo de dois anos na universidade. Isso foi muito importante para nós porque possibilita que qualquer professor habilitado de qualquer parte do terrítorio nacional possa dar aula remotamente”, afirmou.

Além disso, ele afirmou que já foi aprovada a realização de novos concursos em razão de aposentadorias e de falecimentos. “Esses concursos serão realizados, mas quando o cenário pandêmico estiver melhor”, afirmou.

O professor ressaltou, ainda, que a instituição pretende trabalhar em parceria público-privada para ofertar bolsas de iniciação cientifica para os alunos.

Diversidade na chapa

No primeiro turno, os adversários na eleição para reitoria, defenderam a questão de igualdade de gênero na universidade. Sobre isso, o professor afirmou que a sua gestão já tem uma predominância de mulheres nas pró-reitorias e diretorias e, por essa razão, escolheu a professora Therezinha de Jesus Pinto Fraxe com vice na chapa.

“Nós temos inúmeras colegas que desempenham cargos estratégicos hoje na instituição. E nada melhor do que também uma mulher ser vice-reitora e eu penso que esse é um momento único para nós. A professora Therezinha tem um currículo muito respeitado pelos seus pares e toda a sociedade e eu me sinto muito a vontade por ter uma mulher ao meu lado, para dirigir a instituição. As mulheres sempre tiveram de mim um local especial na gestão e agora terão ainda mais destaque”, afirmou.

O futuro das aulas na Ufam

A Ufam foi uma das primeiras universidades a suspender as aulas presenciais, assim que o foi identificado o primeiro caso de Covid-19 no Amazonas e, a partir daí, precisou se adaptar com as aulas remotas emergenciais.

De acordo com Puga, as ações da instituição foram direcionadas para evitar a paralização total das aulas e ao mesmo tempo preservar a vida de toda a comunidade acadêmica. “Agora no dia 29 de março estaremos retornando com o nosso calendário acadêmico e os nossos alunos irão retornar ao longo de 2021, com a proposta de calendário que foi aprovada, vamos resolver esse problema ocasionada pela pandemia”, disse.

Da Redação

Leia mais:

Leia mais sobre Cidades

CSU e outros parques públicos reabrem com medidas contra Covid-19

Parques e espaços de lazer gerenciados pela Prefeitura de Manaus seguem interditados até o dia 30 de abril, mas com algumas reaberturas parciais, com protocolos contra Covid.

21 de abril de 2021

Em um ano, centros socioeducativos reduzem taxa de ocupação em 25%

O balanço apresentado pela secretária foi apresentado segundo as ações da pasta no decorrer de um ano. Mirtes também falou sobre os abrigos para pessoas que vivem nas ruas.

20 de abril de 2021

Inpa promove ‘Café com Inovação’ sobre propriedade intelectual

A primeira edição do Café com Inovação, de 2021, abordará a temática "Propriedade intelectual como ferramenta para estimular a inovação" e acontece dia 29.

20 de abril de 2021

Em Manaus, ex-secretário municipal é condenado a devolver R$ 2,5 milhões

O ex-titular da Secretaria Municipal de Juventude, Esporte e Lazer (Semjel), Luis Faustino da Costa Neto, teve as contas de 2016 consideradas irregulares pelo TCE-AM.

20 de abril de 2021

MPF recomenda implantação de distrito de saúde em Eirunepé

Secretaria Especial de Saúde Indígena deve adotar, no prazo de 60 dias, medidas necessárias para a implantação do Distrito Sanitário Especial Indígena Médio Juruá.

20 de abril de 2021

Governo estadual inicia levantamento técnico na comunidade da Sharp

A UGPE iniciou, nessa segunda-feira (19), um levantamento técnico para reconhecimento da área, na comunidade da Sharp, que serão integradas em um novo programa.

20 de abril de 2021

‘Auxílio Empreendedor’ encerra cadastro com 15.787 inscritos

O projeto “Auxílio Empreendedor”, coordenado pela Secretaria de Trabalho, Empreendedorismo e Inovação, encerrou as inscrições no domingo com o 15.787 inscritos.

20 de abril de 2021

Adaf implanta internet via satélite em 51 unidades do Amazonas

A Adaf iniciou, na última semana, a implantação de internet via satélite em 51 Unidades de Sanidade Animal e Vegetal (Ulsavs) no interior do Amazonas.

19 de abril de 2021