fbpx

sexta, 25 de junho de 2021

Índice de mortes no trânsito de Manaus ainda é desafio a ser superado

Só em 2019, os óbitos no trânsito em Manaus representaram 44,5% do total de vítimas. Uma taxa maior do que os 100 maiores municípios brasileiros pesquisados.

30 de abril de 2021

Compartilhe

Motociclistas lideram e são as maiores vítimas fatais no trânsito (Foto: Reprodução)

Em 2019, Manaus apresentou uma taxa de óbitos no trânsito maior que a média dos cem maiores municípios do Brasil. Esse índice colocou a capital do Amazonas na 53ª classificação no estudo “Desafios da Gestão Municipal” (DGM), que apresenta uma análise da evolução recente das 100 maiores cidades brasileiras, que representam metade do PIB brasileiro.

Manaus registrou 236 óbitos no trânsito em 2019, número maior que os registrados em 2009.

A maior parte dos óbitos no trânsito no município envolveu motociclistas: 105 óbitos, o que representa 44,5% do total de vítimas no trânsito em 2019, seguido de pedestres, usuários de automóvel, ciclistas, caminhão e ônibus.

Taxa de homicídios é elevada

Ainda segundo o levantamento, que analisa indicadores da última década, o número de homicídios saltou de 748, em 2009, para 1.076, em 2019, o que representa uma variação de 43,9% no período. 

Em 2019, as principais vítimas dos homicídios foram homens (92,6%), negros ou pardos (87,9%) e jovens (59,9%).

As mortes no trânsito e o número de homicídios colocaram Manaus na 96% classificação no ranking (de 100 municípios analisados), chegando próximo ao último lugar no indicador “segurança”, um dos maiores desafios a serem enfrentados.

Sobre a pesquisa

O estudo feito com base no IDGM, indicador sintético que reúne 15 indicadores em quatro áreas essenciais para a qualidade de vida da população, analisa a evolução de 15 indicadores nas áreas de educação, saúde, segurança, saneamento e sustentabilidade.  

Na classificação, o primeiro colocado é o que melhor oferta o serviço e o que recebe a maior pontuação é considerado ruim na prestação do serviço. 

A pesquisa pode ser conferida no site Desafio dos Municípios.

Reportagem: Priscila Caldas

Leia Mais:

Leia mais sobre Cidades

Jornalista sofre agressão de servidores da prefeitura de Itacoatiara

Correspondente da Rede Amazônica, Leandro Marques, 22, foi atacado e ameaçado por assessores do prefeito Mário Abrahin durante reportagem; um servidor foi exonerado.

24 de junho de 2021

Campanha informa direitos de pessoas autistas no transporte coletivo

Objetivo é massificar a informação que a as pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) não pagam tarifas de ônibus e podem emitir credencial para estacionamento.

24 de junho de 2021

Prefeitura e Procon-AM vão atuar juntos na fiscalização de serviços públicos

A iniciativa terá vigência de dois anos e não representa ônus financeiros para nenhuma das instituições conveniadas.

24 de junho de 2021

Diretora de conteúdo da Lupa diz que desinformação é ‘problema social’

Jornalista Natália Leal participou do webinário do portal RealTime1, com o tema “FACT-CHECKING – As consequências da desinformação e das fake news para a democracia”.

23 de junho de 2021

Ephigênio Salles será alargada e vai ganhar passarela para pedestres

O alargamento da via acontecerá a partir da saída do viaduto Miguel Arraes, até a entrada da avenida Via Láctea, no conjunto Morada do Sol.

23 de junho de 2021

Ações de combate à hanseníase são intensificadas no interior do AM

A iniciativa visa a detecção precoce de novos casos de hanseníase para início de tratamento imediato, com a quebra da cadeia de transmissão.

23 de junho de 2021

Mortes por atropelamento aumentaram 60% até abril no Amazonas

Número foi divulgado pela SSP; ações educativas para orientar condutores e pedestres para um comportamento seguro no trânsito são realizadas pelo Detran-AM.

22 de junho de 2021

Ovos e hortaliças produzidos no sistema prisional são doados a abrigo

No total, foram doados 280 produtos orgânicos, entre ovos, verduras e hortaliças, produzidos e cultivados pelos reeducandos do Centro de Detenção Provisória de Manaus 2.

22 de junho de 2021