fbpx

sexta, 25 de junho de 2021

Manaus tem desempenho baixo em serviços básicos, aponta levantamento

Apesar de ter o 6o PIB, Manaus ocupa a 88ª classificação entre os 100 maiores municípios do Brasil, conforme o ranking do Índice dos Desafios da Gestão Municipal (IDGM).

28 de abril de 2021

Compartilhe

Pesquisa afirma que Manaus estagnou na oferta de serviços

Apesar de Manaus ocupar a 6ª classificação na representação do Produto Interno Bruto (PIB) nacional, conforme o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Manaus ocupa a 88ª classificação entre os 100 maiores municípios do Brasil, conforme o ranking do Índice dos Desafios da Gestão Municipal (IDGM) 2021, e tem baixo desempenho em serviços básicos.

O índice analisa a evolução de 15 indicadores nas áreas de educação, saúde, segurança, saneamento e sustentabilidade e aponta que nos últimos dez anos os resultados e o desempenho das áreas analisadas pela pesquisa permaneceram estagnados, sem avanço em posicionamento no ranking. 

Manaus teve baixo desempenho em função da queda nas classificações em todas as áreas avaliadas. 

Conforme o IDGM, na última década, a capital amazonense desceu 17 posições e quando comparada a 2020, perdeu duas classificações no ranking. 

Em relação aos segmentos analisados, o melhor resultado foi registrado na área de saúde, ocupando o 75º lugar. As demais áreas analisadas receberam as seguintes classificações: 76ª educação, 90ª em saneamento e sustentabilidade, e 96ª em segurança.  

As perdas, nas quatro áreas avaliadas, foram: educação (-4 posições); saúde (-21 posições); segurança (-27 posições); e saneamento e sustentabilidade (-14 posições). 

A partir desta quinta-feira o Portal RealTime1 irá publicar uma série de matérias com a análise do desempenho e evolução de cada área avaliada pelo IDGM. 

As informações têm como base o portal www.desafiosdosmunicipios.com.br  

Reportagem: Priscila Caldas

Leia Mais:

Leia mais sobre Cidades

Jornalista sofre agressão de servidores da prefeitura de Itacoatiara

Correspondente da Rede Amazônica, Leandro Marques, 22, foi atacado e ameaçado por assessores do prefeito Mário Abrahin durante reportagem; um servidor foi exonerado.

24 de junho de 2021

Campanha informa direitos de pessoas autistas no transporte coletivo

Objetivo é massificar a informação que a as pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) não pagam tarifas de ônibus e podem emitir credencial para estacionamento.

24 de junho de 2021

Prefeitura e Procon-AM vão atuar juntos na fiscalização de serviços públicos

A iniciativa terá vigência de dois anos e não representa ônus financeiros para nenhuma das instituições conveniadas.

24 de junho de 2021

Diretora de conteúdo da Lupa diz que desinformação é ‘problema social’

Jornalista Natália Leal participou do webinário do portal RealTime1, com o tema “FACT-CHECKING – As consequências da desinformação e das fake news para a democracia”.

23 de junho de 2021

Ephigênio Salles será alargada e vai ganhar passarela para pedestres

O alargamento da via acontecerá a partir da saída do viaduto Miguel Arraes, até a entrada da avenida Via Láctea, no conjunto Morada do Sol.

23 de junho de 2021

Ações de combate à hanseníase são intensificadas no interior do AM

A iniciativa visa a detecção precoce de novos casos de hanseníase para início de tratamento imediato, com a quebra da cadeia de transmissão.

23 de junho de 2021

Mortes por atropelamento aumentaram 60% até abril no Amazonas

Número foi divulgado pela SSP; ações educativas para orientar condutores e pedestres para um comportamento seguro no trânsito são realizadas pelo Detran-AM.

22 de junho de 2021

Ovos e hortaliças produzidos no sistema prisional são doados a abrigo

No total, foram doados 280 produtos orgânicos, entre ovos, verduras e hortaliças, produzidos e cultivados pelos reeducandos do Centro de Detenção Provisória de Manaus 2.

22 de junho de 2021