fbpx

segunda, 19 de abril de 2021

Parceria dá início à estruturação do Centro de Arqueologia de Manaus

Parceria na administração municipal e participação do Instituto Histórico Nacional inicia estruturação do Centro de Arqueologia Manaus.

24 de fevereiro de 2021

Compartilhe

Reunião para estruturar Centro de Arqueologia aconteceu na terça-feira (Foto: Divulgação)

Iniciativa visando estruturar o Centro de Arqueologia de Manaus (CAM) está sendo tocada pelo município com parceria entre dois órgãos do Executivo. O Centro vai funcionar no prédio da antiga Câmara Municipal, na avenida 7 de Setembro, próximo à Praça D. Pedro II. O espaço foi totalmente restaurado e agora começará a ser equipado com as mobílias.

De acordo com a Prefeitura de Manaus, parceria firmada entre a Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult) e o Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb) vai dar andamento ao processo para criar a estrutura do Centro de Arqueologia .

Criação do Centro de Arqueologia

Oficialmente, o Centro de Arqueologia foi criado no dia 23 de dezembro do ano passado. Agora, o espaço precisa ser mobiliado para começar a ser estruturado. A partir dessa parceria com o Implurb serão equipados, neste primeiro momento, dois laboratórios e duas reservas técnicas do CAM. Após isso, o espaço passará por uma vistoria do Instituto do Patrimônio Histórico Nacional (Iphan).

O CAM está sob a gestão da Manauscult e poderá receber aporte financeiro do Fundo Municipal de Desenvolvimento Urbano (FMDU).

Parceria

A primeira reunião sobre a parceria entre os órgãos aconteceu na tarde desta terça-feira (23) com a presença do diretor-presidente da Manauscult, Alonso Oliveira; do diretor-presidente do Implurb, Carlos Valente; vice-presidente do Implurb, Claudemir Andrade; do diretor de planejamento urbano, arquiteto e urbanista, Pedro Paulo; da superintendente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional no Amazonas (Iphan-AM), Karla Bitar; e da coordenadora do grupo de trabalho para a abertura do CAM pela Manauscult, Vanessa Benedito.

“A instalação do CAM será uma grande conquista para a cidade de Manaus e agora contaremos com a parceria direta do Implurb, sob um olhar especial do Iphan. Esses diálogos já vinham acontecendo e agora (…) uniremos esforços e daremos prioridade para que a entrega do CAM aconteça dentro dos 100 dias dessa nova gestão”, explicou o diretor-presidente da Manauscult, Alonso Oliveira.

Leia mais:

Leia mais sobre Cidades

Adaf implanta internet via satélite em 51 unidades do Amazonas

A Adaf iniciou, na última semana, a implantação de internet via satélite em 51 Unidades de Sanidade Animal e Vegetal (Ulsavs) no interior do Amazonas.

19 de abril de 2021

Cultura abre nova chamada para adequação de propostas da Lei Aldir Blanc

A medida é voltada para os projetos que precisam de alterações devido aos decretos governamentais para enfrentamento da Covid-19 no Amazonas.

19 de abril de 2021

Tribunal de Contas do Amazonas avalia 22 processos nesta terça-feira

Entre os processos da pauta está a prestação de contas da então secretária de Assistência Social do Estado (Seas) em 2019, Maria Joseilda Pinheiro.

19 de abril de 2021

Instituto intensifica atendimento ao produtor em Itacoatiara

O Idam realizou atendimento a 150 pequenos produtores de oito comunidades de Itacoatiara, incluindo cadastramento para emissão do Cartão do Produtor Primário.

19 de abril de 2021

Fundação inicia ‘Semana dos Povos Indígenas’ nesta segunda-feira

Fundação Estadual do Índio lança a Semana dos Povos Indígenas, com programação que inicia nesta segunda-feira e vai até dia 23,

19 de abril de 2021

Sine retorna aos atendimentos presenciais no shopping Phelippe Daou

Os atendimentos ao público externo serão realizados mediante agendamento prévio no site do Sine, mas os serviços permancem em funcionamento pelo Whatsapp.

18 de abril de 2021

Mural de 34 metros recupera memória indígena no Centro Histórico

A Praça Dom Pedro II foi escolhida para receber a exposição por ser um antigo cemitério indígena de Manaus. O mural será inaugurado amanhã para comemorar o Dia do Índio.

18 de abril de 2021

Governo lança edital para criação da identidade visual de 125 anos do Teatro Amazonas

Podem participar pessoas físicas e jurídicas, maiores de 18 anos, artistas locais, profissionais e estudantes de artes, designer e publicidade. Inscrições vão até 31 de maio.

17 de abril de 2021