fbpx

segunda, 14 de junho de 2021

Nível do rio Negro bate a marca de 30 metros pela primeira vez na história

Nível das águas subiu 1 centímetro entre a sexta-feira e o sábado. Segundo previsão feita pela CPRM, rio tinha 80% de chances de chegar aos 30 metros neste ano.

5 de junho de 2021

Compartilhe

Nível do Rio Negro superou a marca de 30 metros neste sábado (Foto: Reprodução)

Depois de superar a marca histórica de 2012, o nível do rio Negro atingiu neste sábado (5), pela primeira vez na história, a marca de 30 metros, segundo medições do Porto de Manaus.

Pela medição, o nível das água subiu 1 centímetro entre a sexta-feira e o sábado. A subida confirma a previsão feita pelo Serviço Geológico do Brasil (CPRM) de que o rio teria 80% de chances de chegar a 30 metros antes de iniciar o processo de descida.

“Em termos de volume d´água, o fato do nível subir mais um ou dois centímetros impactaria muito pouco”, disse a pesquisadora da CPRM Luana Gripp, explicando que as medições comportam uma margem de erro de até cinco centímetros e que, tecnicamente, a elevação em mais dois ou três centímetros não acarretaria prejuízos mais graves que os já registrados.

Segundo a pesquisadora, a tendência agora é de estabilidade.

“Provavelmente, em termos de efeitos, a inundação que observaremos este ano é isso que já estamos vendo. Agora, é preciso destacar que, mesmo que o nível comece a baixar nos próximos dias, os impactos não vão cessar de um dia para o outro. Ainda demorará várias semanas, pois, no primeiro momento, a velocidade [da vazão] será lenta”, acrescentou Luana, destacando que, como o período de chuvas ainda se estenderá por mais alguns meses, imprevistos podem ocorrer.

No último domingo, o nível do Rio Negro atingiu o nível histórico de 29,97 metros e superou o recorde de 2012.

Leia mais:

Leia mais sobre Cidades

Inscrições para o exame supletivo são reabertas e encerram dia 23 de junho

Provão Eletrônico da Secretaria de Educação será aplicado de forma presencial, entre os dias 28 de junho e 30 de setembro; inscrições são gratuitas.

14 de junho de 2021

Qualificação: edital oferece 150 vagas para cursos profissionalizantes, confira

O Processo Seletivo Simplificado é uma inciativa do governo do Estado e o Senac para promover qualificação em todo o Amazonas. As inscrições são on-line.

13 de junho de 2021

Roteiros turísticos no AM podem concorrer ao Prêmio Mário Tadros

Os roteiros devem apresentar as cidade de Manaus Itacoatiara, Manacapuru, Novo Airão, Presidente Figueiredo e Rio Preto da Eva.

13 de junho de 2021

Mobbi Brasil inicia operações em Manaus neste sábado

Aplicativo de transporte conta com cinco modalidades, com intuito de atender aos objetivos dos usuários.

12 de junho de 2021

Hemoam terá programação especial em alusão ao Junho Vermelho

Durante todo o mês, a programação do Hemoam inclui caravanas de doações realizadas em parceria com as igrejas, o poder legislativo estadual, além da sociedade civil.

12 de junho de 2021

Manaus conta com esquema especial de trânsito para atender vacinação

Frota de ônibus em Manaus terá reforço de 45 veículos extras servir aos operadores nos terminais de integração T3, T4 e T5 durante imunização de pessoas a partir de 40 anos.

11 de junho de 2021

Você sabe identificar o que é verdade e o que é mentira na internet?

A jornalista Eliane Cantanhêde, colunista de O Estado de S. Paulo e comentarista da Globonews, é convidada do RealTime1+1 para debater sobre fake news, nesta terça, AO VIVO.

11 de junho de 2021

Creches municipais retomam atividades gradualmente a partir de segunda

Algumas unidades estão recebendo serviços de manutenção e entrega de materiais como colchonetes, kits de higiene bucal, merenda escolar e sinalização em todo prédio.

11 de junho de 2021