fbpx

domingo, 16 de maio de 2021

Mural de 34 metros recupera memória indígena no Centro Histórico

A Praça Dom Pedro II foi escolhida para receber a exposição por ser um antigo cemitério indígena de Manaus. O mural será inaugurado amanhã para comemorar o Dia do Índio.

18 de abril de 2021

Compartilhe

No local serão expostos quatro imagens retiradas de livros históricos (Foto: Oliveira Júnior / Manauscult)

Um mural de 34 metros de comprimento, pintado pelo artista muralista  Fabio Ortiz, com quatro imagens da presença indígena em Manaus, será uma das atrações do memorial Aldeia da Memória Indígena de Manaus será inaugurado, nesta segunda-feira, (19). A data foi escolhida em celebração ao Dia do Índio.

A localização onde o mural será exposto, Praça Dom Pedro II, Centro Histórico de Manaus, foi escolhido por ser um antigo cemitério indígena.

“São quatro imagens nos 140 metros quadrados do mural retiradas de livros históricos, mostrando o mapa das calhas dos rios onde existe a forte presença dos povos indígenas no Amazonas desde muito antes da presença europeia, além do herói-ícone da luta, o grande  Ajuricaba; ainda os Manaos e o cemitério indígena  na visão do colonizador quando aqui chegou”, explica o diretor-presidente da Fundação Municipal Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult), Alonso Oliveira.

Ele reforça a recomendação feita pelo prefeito David Almeida (Avante) em reparar essa invisibilidade indígena e o  protagonismo da narrativa da história da cidade de Manaus, reconhecendo o espaço do cemitério como um lugar sagrado pelos povos que compõem a ancestralidade da sociedade manauara.

“Estamos começando a reparar o passivo histórico do poder público com nossos irmãos indígenas, e este belo painel mostra a importância dos povos ancestrais na formação social e cultural de nossa sociedade”, declarou Oliveira.

O artista muralista, Fábio Ortiz, 27, autor de painéis de grafitte urbano, é estudante de Agronomia na Universidade Federal do Amazonas (Ufam), filho de pais ribeirinhos do munícipio de Manacapuru, com descendência de peruanos e nordestinos. Ele estava pensando em desistir da arte do grafitte por conta das dificuldades da pandemia, quando procurou a Manauscult para saber sobre os projetos de incentivo.

“Hoje me sinto contemplado de poder contar essa história de tantos séculos de existência e luta”, fala orgulhoso Ortiz, ressaltando que tem aprendido muito sobre o protagonismo dos povos indígenas na história de Manaus e do Amazonas.

Por assessoria PMM

Leia mais:

Leia mais sobre Cidades

Semana alusiva ao Dia Mundial de Doação de Leite vai incentivar coleta

O dia é comemorado no dia 19 de maio, mas já a partir desta segunda (17) até sexta (21), maternidades públicas terão uma programação para beneficiar os bebês prematuros.

16 de maio de 2021

Prefeitura promove campanha para combater a LGBTfobia

A campanha 'Não à LGBTfobia' da Semasc faz memória ao dia em que a OMS desclassificou a homosexualidade da lista de doenças mentais.

15 de maio de 2021

Cirugias eletivas são retomadas pelo Estado de maneira gradual

As cirurgias serão feitas a partir de 1 de junho para pacientes com câncer, transplante de órgãos, cardíacos, com trauma ou sofrendo com dor severa.

15 de maio de 2021

Alça inferior da Ponte dos Bilhares é interditada após Mindu transbordar

Só está permitido o acesso ao retorno pela alça inferior no sentido Centro/bairro para os ônibus do transporte coletivo, que ainda conseguem transitar pelo retorno.

14 de maio de 2021

Manaus ganha mais de 23 mil pontos com iluminação a LED só este ano

Além das vias urbanas, o programa “Ilumina Manaus” tem atendido também os complexos esportivos da cidade em todas as zonas.

14 de maio de 2021

Aulas da rede municipal iniciam no dia 31 de maio em formato híbrido

Antes marcado para o dia 18, o retorno às aulas foi adiado um dia após a Justiça Federal determinar que todos os servidores da Educação sejam imunizados em Manaus.

14 de maio de 2021

Representantes de Rondônia conhecem modelo de gestão penitenciária do AM

O grupo cumpre agenda de visitas institucionais ao sistema prisional do Amazonas e veio ver de perto o modelo de gestão compartilhada, realizado no Amazonas.

13 de maio de 2021

Espaços culturais do Amazonas recebem obras de reparo e modernização

Cronograma da Secretaria de Cultura contempla lugares como Teatro Amazonas, Usina Chaminé, Povos da Amazônia, Palacete, Museu do Seringal e Central Técnica de Produção.

13 de maio de 2021