fbpx

sexta, 25 de junho de 2021

Governo do Amazonas fortalece cadeia produtiva do pescado em Anamã

Com parceria do Idam, pescadores artesanais de Anamã adquiriram canoas de alumínio, rabetas e motores de popa, por meio de financiamento da Agência de Fomento do Amazonas.

26 de abril de 2021

Compartilhe

Em Anamã, pescadores receberam barcos financiados pela Afeam (Foto: Divulgação)

Pescadores artesanais de Anamã adquiriram canoas de alumínio, rabetas e motores de popa, por meio de financiamento da Agência de Fomento do Amazonas (Afeam), em parceria com o Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (Idam). A ação de entrega dos equipamentos aconteceu no sábado (24) e beneficiou cerca de 37 pescadores com projetos que somam R$ 520 mil.

A ação contou com apoio da Prefeitura de Anamã, associações, sindicato e colônia de pescadores do município. Ao todo, foram financiados 28 canoas de alumínio, quatro motores de popa, 23 motores Honda 6,5 HP com rabeta e um motor 13 HP com rabeta. Conforme levantamento da unidade local do Idam em Anamã, até o momento o Instituto já atendeu mais de 50 pescadores artesanais, e os projetos aprovados ultrapassam a margem de R$ 800 mil para custeio e investimento.

Para o diretor-presidente do Idam, Valdenor Cardoso, o crédito rural quando bem aplicado é uma ferramenta de desenvolvimento na zona rural e que o governador Wilson Lima tem priorizado. “No Amazonas, o acesso ao crédito tem possibilitado que pequenos produtores saiam da condição de produção de subsistência para produção em escala comercial. Além de oportunizar a melhoria e organização das unidades de produção familiar. Para os que vivem da pesca, o transporte próprio para escoar a produção traz mais autonomia no desenvolvimento da atividade”, pontuou.

De acordo com o gerente do Idam em Anamã, Eurico Paulo Barbosa, o incentivo possibilita aos pescadores de todo o estado a aquisição de instrumentos de trabalho, que serão pagos em longo prazo e com menores taxas de juros. “Na prática, esse apoio ao pescador ajuda no desenvolvimento das atividades pesqueiras e melhora a renda e a qualidade de vida dos que praticam essa importante atividade no Amazonas”, disse.

Leia Mais:

Leia mais sobre Cidades

MP recomenda inclusão de escolas ribeirinhas de Manaus na Lei do Fundeb

A 59ª Promotoria de Justiça da Educação (PRODHED) explica que educação indígena difere da ribeirinha e que Semed precisa colocar essa representatividade na educação no campo.

25 de junho de 2021

Voluntários se mobilizam para ajudar famílias atingidas pela cheia

O grupo 'Parceiros Brilhantes' já conseguiu atender mil famílias de cinco municípios do Amazonas, além da capital, com alimentos e produtos de higiene pessoal.

25 de junho de 2021

FVS-AM testa em Coari nova geração de mosquiteiros no combate à malária

Estudo pioneiro no Amazonas avaliará como a utilização de dois inseticidas juntos nos mosquiteiros impactam na população do transmissor da doença.

25 de junho de 2021

Jornalista sofre agressão de servidores da prefeitura de Itacoatiara

Correspondente da Rede Amazônica, Leandro Marques, 22, foi atacado e ameaçado por assessores do prefeito Mário Abrahin durante reportagem; um servidor foi exonerado.

24 de junho de 2021

Campanha informa direitos de pessoas autistas no transporte coletivo

Objetivo é massificar a informação que a as pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) não pagam tarifas de ônibus e podem emitir credencial para estacionamento.

24 de junho de 2021

Prefeitura e Procon-AM vão atuar juntos na fiscalização de serviços públicos

A iniciativa terá vigência de dois anos e não representa ônus financeiros para nenhuma das instituições conveniadas.

24 de junho de 2021

Diretora de conteúdo da Lupa diz que desinformação é ‘problema social’

Jornalista Natália Leal participou do webinário do portal RealTime1, com o tema “FACT-CHECKING – As consequências da desinformação e das fake news para a democracia”.

23 de junho de 2021

Ephigênio Salles será alargada e vai ganhar passarela para pedestres

O alargamento da via acontecerá a partir da saída do viaduto Miguel Arraes, até a entrada da avenida Via Láctea, no conjunto Morada do Sol.

23 de junho de 2021