fbpx

sexta, 25 de junho de 2021

FCecon realiza curso sobre segurança do paciente na transfusão sanguínea

Curso da FCecon é de atualização em eventos adversos em hemoterapia, que trata sobre as medidas que devem ser tomadas para se evitar o erro em transfusão de sangue.

29 de abril de 2021

Compartilhe

Curso visa atualizar práticas para evitar erro em transfusão de sangue (Foto: Divulgação/FCecon)

Para garantir a segurança do paciente durante a transfusão de sangue, a Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon), órgão vinculado à Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) realiza, nesta quinta-feira (29), o curso de Atualização em Eventos Adversos em Hemoterapia, que trata sobre as medidas que devem ser tomadas para se evitar o erro assistencial.

Organizado pelo Núcleo de Segurança do Paciente (NSP) e Diretoria de Ensino e Pesquisa (DEP), o curso está sendo ministrado pelo gerente do Banco de Sangue, farmacêutico-bioquímico Kleber Brasil.

O treinamento iniciou na terça (27), no auditório Dr. João Batista Baldino, e se encerra nesta quinta-feira. As palestras acontecem tanto à tarde quanto à noite, sendo voltadas para as equipes de enfermagem – técnicos de enfermagem e enfermeiros -, que atuam nos três turnos.

Segundo a responsável pelo NSP/FCecon, enfermeira Marielle Colares Magalhães Martins, o treinamento faz parte das ações de capacitação dos profissionais que trabalham com transfusão sanguínea. Ela explica que o objetivo é evitar falhas durante a transfusão e, quando ocorrer, detectar e notificar a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Transfusão e prevenção

No momento em que você conhece os potenciais riscos da transfusão, alerta Brasil, é possível tomar medidas para evitar o erro médico, a transfusão errada, a morte ou a incapacitação do paciente. Ele informa que, segundo o Instituto Shot (Reino Unido), 66,7% dos erros transfusionais decorrem da identificação errada do paciente – nome e/ou troca de amostras.

“Assim, realizamos o treinamento para que o hemocomponente certo seja aplicado no paciente certo, na hora certa. Tratamos sobre como o profissional deve se comportar no processo transfusional”, pontua Brasil.

Leia mais:

Leia mais sobre Cidades

Jornalista sofre agressão de servidores da prefeitura de Itacoatiara

Correspondente da Rede Amazônica, Leandro Marques, 22, foi atacado e ameaçado por assessores do prefeito Mário Abrahin durante reportagem; um servidor foi exonerado.

24 de junho de 2021

Campanha informa direitos de pessoas autistas no transporte coletivo

Objetivo é massificar a informação que a as pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) não pagam tarifas de ônibus e podem emitir credencial para estacionamento.

24 de junho de 2021

Prefeitura e Procon-AM vão atuar juntos na fiscalização de serviços públicos

A iniciativa terá vigência de dois anos e não representa ônus financeiros para nenhuma das instituições conveniadas.

24 de junho de 2021

Diretora de conteúdo da Lupa diz que desinformação é ‘problema social’

Jornalista Natália Leal participou do webinário do portal RealTime1, com o tema “FACT-CHECKING – As consequências da desinformação e das fake news para a democracia”.

23 de junho de 2021

Ephigênio Salles será alargada e vai ganhar passarela para pedestres

O alargamento da via acontecerá a partir da saída do viaduto Miguel Arraes, até a entrada da avenida Via Láctea, no conjunto Morada do Sol.

23 de junho de 2021

Ações de combate à hanseníase são intensificadas no interior do AM

A iniciativa visa a detecção precoce de novos casos de hanseníase para início de tratamento imediato, com a quebra da cadeia de transmissão.

23 de junho de 2021

Mortes por atropelamento aumentaram 60% até abril no Amazonas

Número foi divulgado pela SSP; ações educativas para orientar condutores e pedestres para um comportamento seguro no trânsito são realizadas pelo Detran-AM.

22 de junho de 2021

Ovos e hortaliças produzidos no sistema prisional são doados a abrigo

No total, foram doados 280 produtos orgânicos, entre ovos, verduras e hortaliças, produzidos e cultivados pelos reeducandos do Centro de Detenção Provisória de Manaus 2.

22 de junho de 2021