fbpx

segunda, 14 de junho de 2021

Enfrentamento à malária durante pandemia é tema de seminário da FVS-AM

O enfrentamento à malária durante a pandemia de Covid-19 é o tema do V Seminário Estadual alusivo ao Dia Mundial de Luta contra a Malária.

23 de abril de 2021

Compartilhe

Coordenadora Myrna Barata diz que evento busca conscientizar sobre malária (Foto: Divulgação)

O enfrentamento à malária durante a pandemia de Covid-19 é o tema do V Seminário Estadual alusivo ao Dia Mundial de Luta contra a Malária, nesta sexta-feira (23). A webconferência será transmitida pelo canal de vídeos da FVS-AM, disponível no link https://bit.ly/2RQMJhZ .

O evento terá a participação de membros do enfrentamento da malária da FVS-AM, Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM), Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde (SVS/MS), além de pesquisador da Universidade Federal do Amazonas (Ufam).

O diretor-presidente da FVS-AM, Cristiano Fernandes, destaca que o evento é a oportunidade de as instituições trocarem experiências sobre o enfrentamento da malária diante dos desafios da pandemia. “O Amazonas dispõe da maior rede de diagnóstico precoce de malária do país e será estratégico se reunir com instituições estaduais e nacionais. Os debates enriquecem as ações de combate ao agravo diante da pandemia de Covid-19”, afirma.

Casos de malária caem 23,8%

O Amazonas apresenta redução de 23,82% no número de casos de malária, na comparação entre o primeiro trimestre de 2021 e o de 2020. Dados gerenciados pela FVS-AM apontam para registro de 10.014 casos, de janeiro a março de 2021, e 13.145 no mesmo período do ano passado.

Programação do evento

O evento on-line terá conferências das 8h30 às 12h e das 13h30 às 16h30. Os debates terão a participação do diretor-presidente da FVS-AM, Cristiano Fernandes; do chefe do Departamento de Vigilância Ambiental da FVS-AM (DVA/FVS-AM), Elder Figueira; da coordenadora do Programa Estadual de Malária da FVS-AM, Myrna Barata; Ana Ruth Arcanjo, do Laboratório Central de Saúde Pública do Amazonas (Lacen/FVS-AM); do secretário Executivo de Assistência do Interior, Cássio Roberto do Espírito Santo; Bernardino Albuquerque pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam).

Também participam Roberto Montoya, da OPAS; Francisco Edilson Júnior e Joyce Pereira, ambos da coordenação-geral de Vigilância de Zoonoses e Doenças de Transmissão Vetorial da Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde (CGZV/SVS/MS); além de Nicolau Abdalah Neto, Patrike Machado Barbosa e Eleilson Santos de Souza, da Fundação de apoio à Fiocruz do Ministério da Saúde (Fiotec/MS).

Leia mais:

Leia mais sobre Cidades

Regularização fundiária vai beneficiar 60 mil famílias até 2022

A promessa é do prefeito de Manaus, David Almeida, que prevê regularizar as propriedades de familiares que residem em 14 bairros e comunidades da capital amazonense.

14 de junho de 2021

Inscrições para o exame supletivo são reabertas e encerram dia 23 de junho

Provão Eletrônico da Secretaria de Educação será aplicado de forma presencial, entre os dias 28 de junho e 30 de setembro; inscrições são gratuitas.

14 de junho de 2021

Qualificação: edital oferece 150 vagas para cursos profissionalizantes, confira

O Processo Seletivo Simplificado é uma inciativa do governo do Estado e o Senac para promover qualificação em todo o Amazonas. As inscrições são on-line.

13 de junho de 2021

Roteiros turísticos no AM podem concorrer ao Prêmio Mário Tadros

Os roteiros devem apresentar as cidade de Manaus Itacoatiara, Manacapuru, Novo Airão, Presidente Figueiredo e Rio Preto da Eva.

13 de junho de 2021

Mobbi Brasil inicia operações em Manaus neste sábado

Aplicativo de transporte conta com cinco modalidades, com intuito de atender aos objetivos dos usuários.

12 de junho de 2021

Hemoam terá programação especial em alusão ao Junho Vermelho

Durante todo o mês, a programação do Hemoam inclui caravanas de doações realizadas em parceria com as igrejas, o poder legislativo estadual, além da sociedade civil.

12 de junho de 2021

Manaus conta com esquema especial de trânsito para atender vacinação

Frota de ônibus em Manaus terá reforço de 45 veículos extras servir aos operadores nos terminais de integração T3, T4 e T5 durante imunização de pessoas a partir de 40 anos.

11 de junho de 2021

Você sabe identificar o que é verdade e o que é mentira na internet?

A jornalista Eliane Cantanhêde, colunista de O Estado de S. Paulo e comentarista da Globonews, é convidada do RealTime1+1 para debater sobre fake news, nesta terça, AO VIVO.

11 de junho de 2021