fbpx

quarta, 16 de junho de 2021

Bombeiro orienta como proceder em casos de acidentes domésticos

Para prevenir e evitar acidentes domésticos, o Corpo de Bombeiros do Amazonas recomenda medidas e protocolos para serem seguidos em residências e condomínios.

22 de abril de 2021

Compartilhe

Bombeiro explica como prevenir acidentes domésticos com panelas de pressão e gás (Foto: Divulgação)

Acidentes domésticos nas cozinhas de casas e apartamentos são situações que podem trazer risco à vida e à integridade da população. Casos envolvendo vazamentos de gás ou explosão provocada pelo uso incorreto da panela de pressão são exemplos de ocorrências que podem ameaçar a segurança.

Para prevenir e evitar acidentes como estes, o Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM) recomenda medidas e protocolos para serem seguidos na utilização, armazenamento e conservação de panelas, botijas, mangueiras e reguladores de gás.

No uso da panela de pressão, é necessário realizar a manutenção da borracha, da válvula, além do pino de segurança a cada seis meses. No cozimento de alimentos no recipiente, é indicado colocar água somente até 80% da capacidade da panela. Também não é recomendado levar a panela para debaixo da torneira da pia com o objetivo de baixar sua temperatura.

O procedimento correto, de acordo com o CBMAM, é aliviar a pressão por meio da válvula, aguardando até o seu resfriamento. Os bombeiros militares enfatizam que jamais deve ser permitido que crianças ou pessoas sem o conhecimento devido façam o uso da panela de pressão.

Já nos casos das botijas de gás, para quem faz o seu uso na área externa das residências, é adequado que o utensílio fique armazenado em locais com ventilação natural, distante por pelo menos um metro e meio de ralos e fontes de calor.

Em relação aos condomínios que usufruem de gás encanado, é necessário estar atento ao período de manutenção das tubulações e conexões que transportam o gás de cozinha, além de substituir as mangueiras e reguladores usados no interior dos apartamentos, seguindo as observações dos fabricantes destes produtos e respeitando o seus prazos de validade.

As mangueiras e os registros de botijões de gás têm validade de cinco anos, cada. Os bombeiros sugerem que as pessoas comprem os produtos com a mesma data de vencimento para coincidir e facilitar na hora de trocar.

O sargento Ewerton Augusto, que atua na área de ensino e instrução do CBMAM, explica os procedimentos que devemos tomar uma vez que acidentes em panelas de pressão ou vazamentos de gás já tenham ocorrido.

“Primeiramente ligar para o 193. Retirar as pessoas de dentro da casa e manter em local seguro até aguardar a chegada da equipe de emergência. Em casos de vazamentos de gás sem fogo, não ligue equipamentos eletrônicos ou luzes, abra portas e janelas aumentando a ventilação natural da casa”.

Ainda de acordo com o sargento, é fundamental proteger a respiração com um pano úmido e desligar o registro de gás, se possível.

Leia mais:

Leia mais sobre Cidades

Trânsito no bairro da Paz será desviado nesta quarta-feira

A intervenção viária também afetará o percurso das linhas 203, 215, 217 e A202, que transitam nas ruas Comandante Paulo Varela e do Advento.

15 de junho de 2021

Águas de Manaus é multada em R$ 2 mi, mas consegue se livrar de processos

Concessionária obteve quatro decisões favoráveis contra as sanções aplicadas pela Ageman que impedem o Poder Executivo municipal de executar as multas.

15 de junho de 2021

Regularização fundiária vai beneficiar 60 mil famílias até 2022

A promessa é do prefeito de Manaus, David Almeida, que prevê regularizar as propriedades de familiares que residem em 14 bairros e comunidades da capital amazonense.

14 de junho de 2021

Inscrições para o exame supletivo são reabertas e encerram dia 23 de junho

Provão Eletrônico da Secretaria de Educação será aplicado de forma presencial, entre os dias 28 de junho e 30 de setembro; inscrições são gratuitas.

14 de junho de 2021

Qualificação: edital oferece 150 vagas para cursos profissionalizantes, confira

O Processo Seletivo Simplificado é uma inciativa do governo do Estado e o Senac para promover qualificação em todo o Amazonas. As inscrições são on-line.

13 de junho de 2021

Roteiros turísticos no AM podem concorrer ao Prêmio Mário Tadros

Os roteiros devem apresentar as cidade de Manaus Itacoatiara, Manacapuru, Novo Airão, Presidente Figueiredo e Rio Preto da Eva.

13 de junho de 2021

Mobbi Brasil inicia operações em Manaus neste sábado

Aplicativo de transporte conta com cinco modalidades, com intuito de atender aos objetivos dos usuários.

12 de junho de 2021

Hemoam terá programação especial em alusão ao Junho Vermelho

Durante todo o mês, a programação do Hemoam inclui caravanas de doações realizadas em parceria com as igrejas, o poder legislativo estadual, além da sociedade civil.

12 de junho de 2021