fbpx

sexta, 25 de junho de 2021

Bonates admite que efetivo no AM é “pequeno” e aguarda Força Nacional

Titular da SSP-AM admitiu que policiamento é insuficiente para monitorar e combater atos de vandalismo de facções criminosas em todo o Estado.

7 de junho de 2021

Compartilhe

Secretário de Segurança do Estado, Louismar Bonates, espera Força Nacional até terça-feira (Foto: Reprodução)

O secretário de Segurança Pública do Estado (SSP-AM), coronel Louismar Bonates, afirmou, nesta segunda-feira (7), que será necessário o efetivo das tropas da Força Nacional para conseguir monitorar e combater novos ataques de facções criminosas em Manaus e no interior do Amazonas. Segundo Bonates, o efetivo das forças de segurança do Estado é “pequeno” para o policiamento em todas as cidades-alvo dos criminosos. 

“Tivemos uma conversa com o governador Wilson Lima (PSC) a respeito do efetivo das polícias [Militar e Civil]. Nosso efetivo é pequeno para o volume de ações. Vai ter uma hora que não teremos como deslocarmos (as tropas) para capital e interior”, afirmou Bonates, em coletiva de imprensa na Ponte Rio Negro, onde a Polícia Militar realizava uma operação para bloquear a entrada de suspeitos nos municípios de Iranduba, Cacau Pirêra, Manacapuru e Novo Airão. 

No domingo à noite, o governador do Amazonas enviou uma solicitação ao Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) para o envio de tropas da Força Nacional de Segurança para atuar em apoio às forças estaduais de segurança nas ações de combate ao crime organizado. 

“Esperamos que até amanhã (8) esteja aqui (a Força Nacional) para fazer o reforço do policiamento e que possamos dar uma atenção maior para o interior do Estado”, disse o secretário da SSP-AM, que acredita não ser necessário no momento a presença das Forças Armadas pela Garantia da Lei e da Ordem (GLO). 

Bonates também admitiu que a situação “não está totalmente sob controle” em relação aos atos de vandalismo realizados quase simultaneamente pelas zonas da capital. “Porque tem um ataque aqui (de facção criminosa) e outro acolá”, disse.

Balanço

Desde o início dos atos de vandalismo, no último domingo, por membros do Comando Vermelho (CV) na capital e em até quatro municípios – Manacapuru, Iranduba, Careiro Castanho e Parintins -, foram realizadas 29 prisões. Até ontem, eram 14 suspeitos presos relacionados aos incêndios de veículos, incluindo uma ambulância, e órgãos/espaços públicos, principalmente, em Manaus.  

“Estamos com todo o sistema de inteligência (da SSP-AM) também fazendo levantamento e já estamos com resultado positivo. São 29 prisões, sendo duas de lideranças (da facção criminosa). Foram presas uma ontem à noite e (hoje) de manhã a outra”, disse o secretário de Segurança do Estado, Louismar Bonates.

Ainda conforme o titular da SSP-AM, mais de 250 viaturas estão nas ruas de Manaus nesta segunda-feira (7). A Polícia Rodoviária Federal enviou um efetivo de Roraima e mais uma tropa do Rio de Janeiro deve chegar para realizar a segurança no interior do Estado.

Texto: Diogo Rocha

Leia Mais:

Leia mais sobre Cidades

Jornalista sofre agressão de servidores da prefeitura de Itacoatiara

Correspondente da Rede Amazônica, Leandro Marques, 22, foi atacado e ameaçado por assessores do prefeito Mário Abrahin durante reportagem; um servidor foi exonerado.

24 de junho de 2021

Campanha informa direitos de pessoas autistas no transporte coletivo

Objetivo é massificar a informação que a as pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) não pagam tarifas de ônibus e podem emitir credencial para estacionamento.

24 de junho de 2021

Prefeitura e Procon-AM vão atuar juntos na fiscalização de serviços públicos

A iniciativa terá vigência de dois anos e não representa ônus financeiros para nenhuma das instituições conveniadas.

24 de junho de 2021

Diretora de conteúdo da Lupa diz que desinformação é ‘problema social’

Jornalista Natália Leal participou do webinário do portal RealTime1, com o tema “FACT-CHECKING – As consequências da desinformação e das fake news para a democracia”.

23 de junho de 2021

Ephigênio Salles será alargada e vai ganhar passarela para pedestres

O alargamento da via acontecerá a partir da saída do viaduto Miguel Arraes, até a entrada da avenida Via Láctea, no conjunto Morada do Sol.

23 de junho de 2021

Ações de combate à hanseníase são intensificadas no interior do AM

A iniciativa visa a detecção precoce de novos casos de hanseníase para início de tratamento imediato, com a quebra da cadeia de transmissão.

23 de junho de 2021

Mortes por atropelamento aumentaram 60% até abril no Amazonas

Número foi divulgado pela SSP; ações educativas para orientar condutores e pedestres para um comportamento seguro no trânsito são realizadas pelo Detran-AM.

22 de junho de 2021

Ovos e hortaliças produzidos no sistema prisional são doados a abrigo

No total, foram doados 280 produtos orgânicos, entre ovos, verduras e hortaliças, produzidos e cultivados pelos reeducandos do Centro de Detenção Provisória de Manaus 2.

22 de junho de 2021