fbpx

terça, 20 de abril de 2021

Após cinco meses de alta, produção do PIM apresenta queda em outubro

Segundo o IBGE, apesar dos meses de altas na produção industrial, a variação acumulada no ano de 2020 é negativa (-8,9), assim como a variação acumulada nos últimos 12 meses.

9 de dezembro de 2020

Compartilhe

Produção industrial do Amazonas acumula queda de -8,9% em 2020 (Foto: Reprodução)

A produção do Polo Industrial de Manaus (PIM) registrou, em outubro, uma queda de -1,1% em comparação com setembro de 2020.

O resultado, divulgado nesta quarta-feira (9) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), quebra uma sequência de cinco meses de alta.

De acordo com Ilcleson Mendes, Chefe do IBGE no Amazonas, a queda na produção das empresas do PIM em outubro foi provocado pelo baixo desempenho de cinco das 10 atividades que o instituto pesquisa mensalmente.

Atividades em queda

Segundo o IBGE, as produções de de coque (combustível mineral produzido a partir do carvão); de petróleo, biocombustíveis e gás natural; outros veículos automotores; e industrias extrativas representaram as maiores perdas do mês.

Outubro 2020/outubro 2019

Apesar do desempenho negativo em outubro em relação a setembro, o desempenho da indústria amazonense melhorou 5,2%, na comparação com o mesmo mês do ano passado.

Este resultado foi o quarto maior em relação às outras unidades da federação, ficando atrás apenas dos estados de Santa Catarina (7,6%), Pernambuco (7,2%) e Ceará (6,1).

12 meses

O desempenho dos últimos doze meses, de outubro de 2019 a outubro de 2020, no entanto, também foi negativo, com retração -5,8%.

Em nível nacional, o desempenho da indústria também foi de -5,8%, no mesmo período. 

2020: o ano perdido?

Já no acumulado de janeiro a outubro de 2020, a variação segue negativa, -8,9%, depois de apresentar -10,6% no mês anterior.

O resultado ficou abaixo da média nacional para esta comparação. Em nível nacional, o desempenho da indústria no mesmo período está em -6,3%.

Ilcleson explica o que causou a retração de quase 10% na produção industrial do Amazonas em 2020.

“A comparação que serve para medir o crescimento da indústria no ano, teve desempenho positivo apenas em quatro dos 10 meses de 2020. Por isso o acumulado está tão negativo, restando apenas os resultados de novembro e dezembro para recuperar as perdas da produção”, esclarece.

Reportagem: Lucas Raposo

Leia mais:

Leia mais sobre Cidades

Adaf implanta internet via satélite em 51 unidades do Amazonas

A Adaf iniciou, na última semana, a implantação de internet via satélite em 51 Unidades de Sanidade Animal e Vegetal (Ulsavs) no interior do Amazonas.

19 de abril de 2021

Cultura abre nova chamada para adequação de propostas da Lei Aldir Blanc

A medida é voltada para os projetos que precisam de alterações devido aos decretos governamentais para enfrentamento da Covid-19 no Amazonas.

19 de abril de 2021

Tribunal de Contas do Amazonas avalia 22 processos nesta terça-feira

Entre os processos da pauta está a prestação de contas da então secretária de Assistência Social do Estado (Seas) em 2019, Maria Joseilda Pinheiro.

19 de abril de 2021

Instituto intensifica atendimento ao produtor em Itacoatiara

O Idam realizou atendimento a 150 pequenos produtores de oito comunidades de Itacoatiara, incluindo cadastramento para emissão do Cartão do Produtor Primário.

19 de abril de 2021

Fundação inicia ‘Semana dos Povos Indígenas’ nesta segunda-feira

Fundação Estadual do Índio lança a Semana dos Povos Indígenas, com programação que inicia nesta segunda-feira e vai até dia 23,

19 de abril de 2021

Sine retorna aos atendimentos presenciais no shopping Phelippe Daou

Os atendimentos ao público externo serão realizados mediante agendamento prévio no site do Sine, mas os serviços permancem em funcionamento pelo Whatsapp.

18 de abril de 2021

Mural de 34 metros recupera memória indígena no Centro Histórico

A Praça Dom Pedro II foi escolhida para receber a exposição por ser um antigo cemitério indígena de Manaus. O mural será inaugurado amanhã para comemorar o Dia do Índio.

18 de abril de 2021

Governo lança edital para criação da identidade visual de 125 anos do Teatro Amazonas

Podem participar pessoas físicas e jurídicas, maiores de 18 anos, artistas locais, profissionais e estudantes de artes, designer e publicidade. Inscrições vão até 31 de maio.

17 de abril de 2021