fbpx

segunda, 18 de janeiro de 2021

Após cinco meses de alta, produção do PIM apresenta queda em outubro

Segundo o IBGE, apesar dos meses de altas na produção industrial, a variação acumulada no ano de 2020 é negativa (-8,9), assim como a variação acumulada nos últimos 12 meses.

9 de dezembro de 2020

Compartilhe

Produção industrial do Amazonas acumula queda de -8,9% em 2020 (Foto: Reprodução)

A produção do Polo Industrial de Manaus (PIM) registrou, em outubro, uma queda de -1,1% em comparação com setembro de 2020.

O resultado, divulgado nesta quarta-feira (9) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), quebra uma sequência de cinco meses de alta.

De acordo com Ilcleson Mendes, Chefe do IBGE no Amazonas, a queda na produção das empresas do PIM em outubro foi provocado pelo baixo desempenho de cinco das 10 atividades que o instituto pesquisa mensalmente.

Atividades em queda

Segundo o IBGE, as produções de de coque (combustível mineral produzido a partir do carvão); de petróleo, biocombustíveis e gás natural; outros veículos automotores; e industrias extrativas representaram as maiores perdas do mês.

Outubro 2020/outubro 2019

Apesar do desempenho negativo em outubro em relação a setembro, o desempenho da indústria amazonense melhorou 5,2%, na comparação com o mesmo mês do ano passado.

Este resultado foi o quarto maior em relação às outras unidades da federação, ficando atrás apenas dos estados de Santa Catarina (7,6%), Pernambuco (7,2%) e Ceará (6,1).

12 meses

O desempenho dos últimos doze meses, de outubro de 2019 a outubro de 2020, no entanto, também foi negativo, com retração -5,8%.

Em nível nacional, o desempenho da indústria também foi de -5,8%, no mesmo período. 

2020: o ano perdido?

Já no acumulado de janeiro a outubro de 2020, a variação segue negativa, -8,9%, depois de apresentar -10,6% no mês anterior.

O resultado ficou abaixo da média nacional para esta comparação. Em nível nacional, o desempenho da indústria no mesmo período está em -6,3%.

Ilcleson explica o que causou a retração de quase 10% na produção industrial do Amazonas em 2020.

“A comparação que serve para medir o crescimento da indústria no ano, teve desempenho positivo apenas em quatro dos 10 meses de 2020. Por isso o acumulado está tão negativo, restando apenas os resultados de novembro e dezembro para recuperar as perdas da produção”, esclarece.

Reportagem: Lucas Raposo

Leia mais:

Veja mais notícias

Shoppings se unem ao ‘Time do Bem’ para ajudar vítimas da Covid-19

Empreendimentos estão arrecadando itens de alimentação e materiais hospitalares que estão em falta nas unidades de saúde do Amazonas. Expectativa é beneficiar 500 famílias.

17 de janeiro de 2021

Prefeitura convoca aprovados em processo seletivo de estágio

Estudantes deverão comparecer até o dia 23 na Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania com os documentos e exames médicos elencados no edital.

16 de janeiro de 2021

Prefeitura cria link de acesso para o programa ‘Nossa Merenda’

A Semed informa que esse processo é para evitar aglomeração nas escolas e garantir o pagamento do auxílio aos alunos que ainda não foram beneficiados.

15 de janeiro de 2021

Governo relança edital para contratar médicos de cirurgia vascular

As empresas interessadas no chamamento público deverão comparecer, na segunda-feira (18), às 8h30, na sede do CSC, localizada na rua Belo Horizonte, 1.420, Adrianópolis.

15 de janeiro de 2021

Pessoas com deficiência recebem doação de cilindros de oxigênio

De acordo Mirtes Salles, titular da Sejusc, a empresa Nitron da Amazônia fará a recarga de oxigênio às famílias com PcDs até que a situação no Estado normalize.

15 de janeiro de 2021

FCecon suspende cirurgias e serviço de endoscopia por 13 dias

Segundo o diretor-presidente da FCecon, Gerson Mourão, o objetivo é preservar vidas e garantir que a reserva de oxigênio seja destinada aos pacientes já internados.

15 de janeiro de 2021

Infectologista de Manaus esclarece riscos de reinfecção da Covid-19

FVS-AM confirmou o primeiro caso de reinfecção no Amazonas na última quarta-feira (13). De acordo com médicos, muitos pacientes relaxam os após contrair o vírus.

15 de janeiro de 2021

#SOSManaus: artistas nacionais se unem para ajudar pacientes com Covid

Nas redes sociais, a situação crítica que Manaus se encontra por conta da pandemia ganhou a solidariedade de vários artistas nacionais. Eles vão doar cilindros de oxigênio.

14 de janeiro de 2021