quinta-feira, 18 de abril de 2024

faça parte da Comunidade RT1

Mesmo com pandemia, produção de bicicletas tem alta em outubro no PIM

Mesmo com a falta de insumos e atendendo as medidas sanitárias de combate à Covid-19, fabricantes do Polo Industrial de Manaus (PIM) aceleram ritmo para contemplar a demanda.
COMPARTILHE
Produção de bicicletas tem alta em outubro no PIM
Foto: Divulgação/Abraciclo

O Polo Industrial de Manaus (PIM) produziu 98.330 bicicletas, em outubro. Mesmo com a pandemia de Covid-19, foi o melhor desempenho do ano, superando, inclusive, setembro. O levantamento é da Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares(Abraciclo).

A quantidade produzida em outubro é 10,2% superior ao número registrado em setembro deste ano (89.209 unidades). Por outro lado, é 15,5% menor diante das 116.301 unidades produzidas em outubro de 2019.

No acumulado de janeiro a outubro, a produção de bicicletas totalizou 562.224 unidades, correspondendo a uma retração de 31,4% na comparação com o mesmo período do ano passado (820.040 unidades).

Em meio à pandemia, as fabricantes ainda enfrentam a falta de insumos. “É o nosso principal gargalo. Estamos enfrentando falta de alguns componentes como sistemas de freios e de transmissões, por exemplo, que impossibilitam dar conta da demanda”, justificou o vice-presidente do segmento de Bicicletas, Cyro Gazola.

O executivo explicou que muitos fornecedores globais de componentes não conseguem atender aos pedidos crescentes vindos de vários países. “Isso tem gerado dificuldade na montagem e, consequentemente, a falta de alguns modelos no mercado”, afirmou.

Receba notícias do RT1 em primeira mão
quero receber no Whataspp
Quero receber no Facebook
Quero receber no Instagram

De acordo com Gazola, as empresas associadas à Abraciclo têm concentrado esforços para suprir o mercado o mais rápido possível. No entanto, ele alerta que a normalização do abastecimento deverá acontecer apenas em meados de 2021.

Metas revisadas

A Abraciclo avalia que a reação da indústria de bicicletas desde o retorno das atividades fabris não será suficiente para o setor alcançar os patamares esperados para 2020 no início do ano. A pandemia de Covid-19 afetou as projeções, já que parte das fabricantes precisaram paralisar as atividades.

Recentemente, após a retomada da produção, a Abraciclo decidiu revisar a projeções para 2020.

A produção estimada para este ano é de 736.000 mil bicicletas, o que representa uma queda de 20% na comparação com o resultado de 2019 (919.924 unidades). A estimativa anterior, apresentada em janeiro, no período anterior à crise da Covid-19, era de 987.000 unidades.

COMPARTILHE