A cheia dos rios do Amazonas alcançou a cota de 28,91 metros, conforme medição do Porto de Manaus nesta quarta-feira (18/06). O nível se aproxima da cota máxima registrada em 2021, que chegou a 30,02 metros.
Segundo o Boletim Operação Cheia 2025, divulgado nesta quarta-feira, 18 de junho, a cheia dos rios segue em avanço e já atingiu 425.844 pessoas e 106.464 famílias em todo o Estado do Amazonas. No total, 37 municípios estão em estado de emergência, 21 em alerta, um em atenção e três permanecem dentro dos parâmetros de normalidade.
A expectativa é que os níveis dos rios continue subindo pelos próximos dias, mas não por muito tempo. Embora a cheia deste ano seja considerada de grande impacto, a projeção do Serviço Geológico do Brasil (SGB) é de que a marca histórica de 30,02 metros não seja atingida, conforme o 3º Alerta de Cheias da Bacia do Amazonas de 2025, divulgado pelo órgão, no dia 30 de maio.
Em Careiro da Várzea (distante a 25 km de Manaus) , a secretária municipal de Proteção e Defesa Civil, Tatiane Menezes, informou que o município se encontra em estado de emergência. Segundo ela, o nível do rio no município de Careiro já atingiu a marca de 20 metros e 51 centímetros.
“Atualmente, oito ramais encontram-se totalmente alagados, prejudicando o tráfego e o acesso a diversas áreas. Estimamos que cerca de 6.000 famílias foram diretamente atingidas pela enchente, sendo que aproximadamente 3.000 pessoas estão desalojadas, tendo buscado abrigo em casas de parentes ou se deslocado por conta própria para locais mais seguros“, explicou a secretaria.
Segundo Tatiane, a situação também é grave na sede do município, com ruas e residências submersas e comunidades inteiras em estado de calamidade. Em resposta a essa situação, a administração municipal já implantou um programa de aluguel social, realocando famílias em áreas menos afetadas.
“Apesar dos esforços locais, as demandas ultrapassam a capacidade do município. Por isso, aguardamos com urgência uma resposta efetiva do Governo do Estado e do Governo Federal, com apoio técnico, logístico e financeiro para ampliar o atendimento à população atingida e garantir ações emergenciais.”, completou Tatiane. Ela ainda reforça que a situação exige atenção imediata, a fim de evitar agravamento do quadro social, humanitário e de infraestrutura.
A cheia afeta estradas e ramais, dificultando a locomoção de moradores
Para os moradores desses municípios que estão enfrentando dificuldades de deslocamento para realizar suas atividades do dia, o pescador Aldenei Mendes, 45 anos, morador do município Careiro da Várzea, relata que a locomoção por terra está diminuindo dia após dia.
“Todo mês tem balsa com agentes da saúde e tem lancha para levar os alunos às escolas, mas a cheia está grande, não está chegando no nível que estava a três anos atrás, mas tem bastante agua que já cobriu muita terra aqui no Careiro“, destacou Aldenei.
Ele ainda reforça que na Estrada Gutierre que cruza com a BR-319 , nas comunidades localizadas à margem do município, a situação é bem diferente. “A situação dos ribeirinhos não tá fácil porque as pontes estão tudo quebrando e encalhando“, disse.
Municípios em estado de emergência
Amaturá, Anamã, Anori, Apuí, Atalaia do Norte, Benjamin Constant, Boa Vista do Ramos, Boca do Acre, Borba, Caapiranga, Carauari, Careiro Castanho, Careiro da Várzea, Coari, Eirunepé, Fonte Boa, Guajará, Humaitá, Ipixuna, Itacoatiara, Itamarati, Itapiranga, Japurá, Jutaí, Juruá, Manaquiri, Manicoré, Maraã, Nova Olinda do Norte, Novo Aripuanã, Santa Izabel do Rio Negro, Santo Antônio do Içá, São Paulo de Olivença, Tonantins, Tefé, Uarini e Urucurituba.
Alerta
Alvarães, Autazes, Barcelos, Barreirinha, Beruri, Codajás, Iranduba, Manacapuru, Manaus, Maués, Nhamundá, Novo Airão, Parintins, Pauini, Rio Preto da Eva, São Gabriel da Cachoeira, São Sebastião do Uatumã, Silves, Tabatinga, Tapauá e Uarucará.
Atenção
Lábrea.
Normalidade
Canutama, Envira e Presidente Figueiredo.
Leia mais: