quarta-feira, 23 de setembro de 2026

Caapiranga tem maior produção de cará do Amazonas

O alimento, que é rico em nutrientes, tem chamado a atenção de pesquisadores e da indústria de alimentos. No município, 350 famílias trabalham com a atividade.
COMPARTILHE

Dados do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam) apontam que Caapiranga é o maior produtor de cará do Amazonas, com produção anual de 4,2 mil toneladas.

De acordo com o gerente do Idam de Caapiranga, Herley César Dilahar, o cará é a maior fonte de renda dos agricultores familiares do município. São mais de 350 famílias trabalhando com a atividade em uma área plantada estimada em 464 hectares.

“Com o projeto de beneficiamento do cará produzido aqui em Caapiranga, o objetivo é a fabricação de subprodutos que irão agregar valor à produção, regionalizar o alimento e potencializar o consumo em outros estados”, explicou o gerente, ao destacar que o cará produzido no município é cultivado de forma totalmente orgânica.

Parcerias

O alimento, que é rico em nutrientes, tem chamado a atenção de pesquisadores e da indústria de alimentos, o que resultou em uma parceria entre o Idam, a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), a Universidade Federal do Amazonas (Ufam), a Empresa Cargill e a Prefeitura de Caapiranga, que irão executar um projeto de beneficiamento do tubérculo produzido no município.

A coordenadora do projeto e professora da Unicamp, Maria Teresa Clerici, trabalha, há um tempo, com uma diversidade de tubérculos e raízes em uma linha de pesquisa focada nos alimentos regionais. Há um ano, a professora iniciou as pesquisas com os tubérculos amazônicos em parceria com a Ufam.

“O professor Pedro Henrique Campelo, da Ufam, foi quem nos contou a história do cará de Caapiranga e pesquisando, percebemos que o município tinha tudo o que precisávamos com relação ao regionalismo”, disse a professora, ao ressaltar a importância de valorizar essa cultura, que é fonte de subsistência.

Para o professor da Ufam, Pedro Henrique Campelo, é preciso fomentar as cooperativas para produção de alimentos como amidos, farinhas, entre outros produtos fabricados a partir do cará in natura, e assim, será possível transportar esses produtos com um valor agregado. 

O projeto ‘Fibras e amidos de tubérculos ainda não comercializados industrialmente’ foi aprovado em dezembro do ano passado e terá início em setembro deste ano, quando acontece a colheita do cará no município.

Os objetivos do projeto são estudar a cadeia de processamento de farinhas de cará, capacitar pessoas para produzir e utilizar o alimento, agregar valor ao produto, gerar renda para a agricultura familiar e cooperativas, melhorar a alimentação, além de obter o registro de Indicação Geográfica (IG) para o cará produzido em Caapiranga, uma vez que, a partir dos resultados do projeto, será possível solicitar o reconhecimento. 

COMPARTILHE