segunda-feira, 24 de junho de 2024

faça parte da Comunidade RT1

ANAC divulga a lista de empresas autorizadas a transportar oxigênio

A iniciativa traz agilidade e amplia a contratação de aeronaves para o transporte de insumos médicos com segurança, principalmente para o Amazonas.
COMPARTILHE
ANAC divulga a lista de empresas autorizadas a transportar oxigênio
Novas regras determinam obrigatoriedade do uso de máscara durante todo o voo

Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) disponibilizou na tarde desta segunda-feira (18), a lista das empresas que já foram autorizadas para o transporte de itens classificados como artigo perigoso na aviação, como os cilindros de oxigênio.

A relação das empresas autorizadas pode ser acessada em neste link: (clique aqui para acessar a lista)  

Segurança

A inciativa, de acordo com a Anac traz agilidade e amplia a contratação de aeronaves para o transporte de insumos médicos com segurança, principalmente entre cidades em que o transporte aéreo é o único modal disponível e eficiente na luta contra a Covid-19.

Especificamente sobre a situação da cidade de Manaus, a Anac informou que tomou cinco medidas e ações emergências para o setor aéreo.

As estratégias já estão em vigor para facilitar o transporte de pacientes e insumos médicos entre outras cidades e estados.

Entre as iniciativas listadas pela Anac estã a flexibilização da jornada de trabalho de tripulantes, a autorização do transporte de artigos perigosos – que estão relacionados ao combate da pandemia – na cabine de passageiros da aeronaves, alterações nas aeronaves para os transportes de passageiros.

Além destas, medidas como a permissão para o transporte em voos fretados com empresas de linha aérea e a lista das empresas que já possuem essa autorização foram implementadas.

Receba notícias do RT1 em primeira mão
quero receber no Whataspp
Quero receber no Facebook
Quero receber no Instagram

Prorrogação de licenças

Para complementar os esforços, a Agência está trabalhando em nova prorrogação de licenças individualizadas para os pilotos que estão servindo ao combate da Covid-19 no país.

Transporte de cilindros de oxigênio

O transporte de algumas cargas, em razão dos perigos associados, é feito por empresas especializadas.

É o caso do transporte de cilindros contendo oxigênio, classificado como artigo perigoso da UN 1072 (oxigênio comprimido) – pela Organização da Aviação Civil Internacional (OACI).

O transporte de oxigênio pode ser realizado por operadores aéreos certificados pela ANAC seguindo as disposições do RBAC 175 e do Doc. 9284 da OACI.

As regras permitem o transporte em cilindros contendo até 150kg de oxigênio, em aeronaves de carga ou com configuração cargueira aprovada, limitado somente à capacidade da aeronave e à segurança no transporte, critérios ordinariamente observados por essas empresas certificadas para o transporte.

Leia Mais:

COMPARTILHE