quarta-feira, 23 de setembro de 2026

Amazonense de 12 anos leva preocupações ambientais à exposição G20 no Rio

COMPARTILHE
Jovem amazonense Dinah Sousa, de apenas 12 anos, representará o Amazonas na exposição "G20: o futuro pelo olhar dos jovens"

A jovem amazonense Dinah Sousa, de apenas 12 anos, representará o Amazonas na exposição “G20: o futuro pelo olhar dos jovens”, aberta ao público no Shopping Leblon, no Rio de Janeiro, entre os dias 14 e 21 de novembro.

A iniciativa é da edtech Edify Education, em parceria com a ONG Engajamundo e escolas de todo o Brasil, e faz parte do projeto Empatia 2024.

A exposição reúne mensagens de 20 jovens brasileiros para os líderes do G20, com foco nas questões climáticas e ambientais.

Dinah, aluna do Centro Educacional Adalberto Valle em Manaus, levará para o evento uma proposta de conexão com a natureza, enfatizando projetos ao ar livre que incentivem o contato com o meio ambiente.

“Sinto uma conexão profunda com a natureza ao nadar nos rios, fazer trilhas e estar cercada pelas árvores perto de casa. Vejo que as mudanças climáticas vêm afetando rapidamente o ambiente que sempre fez parte da minha vida. O calor aumenta a cada dia, e os rios onde cresci brincando estão secando, com níveis de água alarmantes — algo que nem meus avós ou pais presenciaram. A cidade também tem sido invadida por fumaça, e há uma sensação de descaso quanto a isso. Para mim, essas mudanças são palpáveis, mas entendo que outras pessoas podem não sentir o impacto de forma tão direta”, relata Dinah.

Filha de servidores públicos — o pai é especialista em TI no Ministério Público do Amazonas, e a mãe é pesquisadora em saúde pública na Fiocruz Amazônia — Dinah cresceu em um ambiente familiar de diálogo e aprendizado.

Os debates em casa inspiraram nela uma curiosidade sobre o mundo e as questões climáticas, que levará à simulação da cúpula do G20 no projeto Empatia 2024.

“Enquanto educadores, queremos formar indivíduos completos e preparados para construir um futuro melhor. Esta exposição leva uma pauta atual, trabalhada em sala de aula através da língua inglesa, sobre o clima e o meio ambiente, para fora das escolas, ampliando a voz dos alunos e envolvendo o público em geral nos questionamentos e anseios dos jovens”, explica Marina Dalbem, co-CEO da Edify Education.

*Com informações de assessoria

COMPARTILHE