quarta-feira, 23 de setembro de 2026

Governo do AM investe em modernização e reforça estrutura do 28 de Agosto e D. Lindu

COMPARTILHE
Fachada do Hospital e Pronto-Socorro 28 de Agosto, integrante do Complexo Hospitalar Sul (CHS), que reúne o(Foto: Evandro Seixas / SES-AM)

O Complexo Hospitalar Sul (CHS), que reúne o Hospital e Pronto-Socorro 28 de Agosto e o Instituto da Mulher Dona Lindu (IMDL), recebeu 78 novos equipamentos que reforçam a infraestrutura do sistema estadual de saúde.

A entrega faz parte de um conjunto de investimentos em modernização e atualização tecnológica das unidades, realizados pelo governo Wilson Lima, com foco em procedimentos realizados em centros cirúrgicos e UTIs.

Entre os itens já entregues estão respiradores, bisturis eletrônicos, incubadoras neonatais e cardiotocógrafos. Outros 572 equipamentos devem chegar até o fim do ano, segundo a secretária de Estado de Saúde, Nayara Maksoud. A lista inclui tomógrafo, aparelhos de Raio-X e ultrassons.

De acordo com a secretária, o investimento busca fortalecer a rede hospitalar com tecnologias que ampliam a capacidade de diagnóstico e tratamento. “Não se trata apenas de substituir equipamentos, mas de oferecer recursos adequados às necessidades das unidades”, afirmou.

Os centros cirúrgicos receberam 16 bisturis eletrônicos microprocessados, oito aspiradores cirúrgicos e duas lavadoras ultrassônicas para a Central de Material Esterilizado (CME).

Já as áreas de terapia intensiva e emergência contam agora com 10 respiradores mecânicos e duas centrais de monitorização, além de 15 eletrocardiógrafos, 10 cardioversores e seis monitores de triagem de sinais vitais.

Segundo o diretor técnico do CHS, Roberto Zonta, os novos equipamentos contribuem para aprimorar os processos assistenciais. “A atualização do parque tecnológico melhora a eficiência e a qualidade dos atendimentos”, disse

Atenção materno-infantil

No Instituto da Mulher Dona Lindu, os investimentos priorizam o cuidado com gestantes e recém-nascidos.

Foram entregues quatro incubadoras neonatais — três para a UTI e uma de transporte —, cinco detectores fetais e um cardiotocógrafo com transdutores, utilizados no acompanhamento do parto e no monitoramento dos batimentos cardíacos do bebê.

A gerente médica do IMDL, Sonia Hayashi Diniz, destacou que os novos equipamentos fortalecem as condições de trabalho das equipes e o atendimento às pacientes.

“Esses recursos são essenciais para o acompanhamento das gestantes e recém-nascidos, garantindo maior precisão e agilidade nas intervenções”, afirmou.

COMPARTILHE