quarta-feira, 23 de setembro de 2026
VERBA BLOQUEADA

Amazonas Energia não receberá repasse do Governo Federal até trocar de comando

COMPARTILHE
Amazonas Energia
Transferência da Amazonas Energia ainda não foi assinada (Foto: Arquivo/Amazonas Energia)

O Ministério de Minas e Energia suspendeu os repasses do Programa Luz para Todos à Amazonas Energia até que a empresa passe por uma troca de controle.

Segundo o ministro Alexandre Silveira, a distribuidora não está apta a prestar o serviço, devido à sua situação financeira comprometida.

“A empresa perdeu sua saúde financeira, e a aplicação dos fundos, dessa forma, não seria adequada”, afirmou o ministro. Ele foi enfático ao dizer que “não vou cometer a atrocidade de enviar recursos para uma empresa incapaz de aplicá-los corretamente”.

Agora, cabe à Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) decidir o futuro da Amazonas Energia. Entre as possibilidades estão a transferência de controle, uma possível intervenção ou até mesmo a caducidade da concessão.

A Aneel abriu uma consulta pública, com prazo de dez dias, para avaliar a proposta de transferência do controle da distribuidora para os fundos de investimento Futura e FIP Milão, ligados ao Grupo J&F. Esse processo de consulta foi encerrado no dia 13 de setembro.

A suspensão dos repasses do Programa Luz para Todos, uma iniciativa crucial para levar eletricidade às áreas remotas do Amazonas, mostra a gravidade da situação enfrentada pela Amazonas Energia.

A transferência de controle da empresa é vista como uma possível solução para reestruturar suas operações e garantir que ela possa retomar suas atividades de forma eficiente e transparente.

A decisão da Aneel será fundamental para definir os rumos da distribuidora e o impacto na continuidade do fornecimento de energia para milhões de habitantes no estado.

COMPARTILHE