terça-feira, 16 de julho de 2024

faça parte da Comunidade RT1

HEMOAM

Amazonas contabiliza mais de 27 mil doações de sangue entre janeiro e maio de 2024

O sangue doado no Hemoam abastece os hospitais locais, que realizam cerca de 10 mil transfusões por mês.
COMPARTILHE
Para realizar doações de sangue, basta estar com boa saúde, ter entre 18 a 69 anos e pesar mais de 50 quilos (Foto: Leonardo Mota/Hemoam)
Para realizar doações de sangue, basta estar com boa saúde, ter entre 18 a 69 anos e pesar mais de 50 quilos (Foto: Leonardo Mota/Hemoam)

Foram realizadas 27.180 doações de sangue no Amazonas, de janeiro a maio deste ano. Segundo dados da Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (Hemoam), o estoque de sangue, até o final da manhã desta segunda-feira (17/6), contava com 600 bolsas, um nível que não é considerado crítico.

Embora o Hemoam tenha mais de 500 mil pessoas cadastradas, menos de 10% doam sangue regularmente. O sangue doado no local abastece os hospitais do Estado, que realizam cerca de 10 mil transfusões por mês.

Para estimular a doação, o Ministério da Saúde lançou hoje a campanha nacional “Toda vida é importante para alguém. Doe sangue, mesmo sem saber para quem”.

Doações de sangue

Em 2023, o Sistema Único de Saúde (SUS) coletou mais de 3,2 milhões de bolsas de sangue, representando 1,6% da população brasileira como doadora. Este ano, até março, foram registradas 731.734 doações em todo país..

A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que cada país tenha entre 1% e 3% da população como doadora, mas cada região deve avaliar a melhor taxa para suprir suas demandas locais.

Receba notícias do RT1 em primeira mão
quero receber no Whataspp
Quero receber no Facebook
Quero receber no Instagram

Quem pode doar?

Para se tornar um doador, é necessário estar em boa saúde, ter entre 18 e 69 anos e pesar mais de 50 quilos. Jovens entre 16 e 17 anos podem doar, desde que acompanhados por um responsável legal.

Também é importante estar bem alimentado, ter dormido pelo menos seis horas na noite anterior e portar um documento de identidade oficial com foto (RG, CNH, passaporte ou Carteira de Trabalho).

Leia mais:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

COMPARTILHE