No período de janeiro a maio de 2023, o Estado do Amazonas teve um aumento significativo no número de veículos emplacados. Segundo dados do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-AM), foram emplacados 24.950 veículos nesse período, em comparação com os 19.633 emplacamentos registrados no mesmo período de 2022, representando um crescimento de 27%.
Os números mostram uma tendência ascendente no setor automotivo do Estado, refletindo o aumento da demanda por veículos. Em 2022, ao longo do ano, foram emplacados um total de 57.699 veículos no Amazonas, indicando um aumento contínuo ao longo do tempo.
Ao analisar os números de emplacamentos por região, destaca-se a cidade de Manaus. No ano de 2022, a capital amazonense registrou 17.592 automóveis emplacados e 24.984 motocicletas. Esses números revelam a importância dos meios de transporte motorizados na região, assim como a crescente preferência pela mobilidade individual.
Segundo dados deste ano do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), a capital amazonense possui 904.033 veículos e o interior, 219.742, totalizando 1.123.775 no Estado.
Educação de Trânsito
O Detran-AM tem realizado fiscalização e educação para o trânsito tanto na capital como no interior do Estado. Durante todo o mês de maio, por exemplo, o departamento realizou diversas ações em alusão ao Movimento Maio Amarelo 2023, visando conscientizar os motoristas sobre a importância da segurança no trânsito.
Além disso, em setembro, é dedicada a Semana Nacional de Trânsito, período em que são promovidas atividades educativas e informativas para a população.
O Detran-AM também oferece cursos de atualização, especialização e reciclagem, buscando manter os condutores sempre informados sobre as melhores práticas e as últimas regulamentações do trânsito. Essas iniciativas são essenciais para garantir a segurança viária e promover uma convivência harmoniosa entre os diferentes meios de transporte nas vias do Amazonas.
Transporte público
O presidente do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana, Paulo Henrique Martins, disse que o grande número de veículos na capital congestiona o trânsito e com as ações da Prefeitura de Manaus para melhorar o transporte público e a mobilidade urbana, as pessoas podem preferir andar de ônibus e deixar o carro em casa, melhorando a trafegabilidade na cidade.
“Tem muitos usuários do transporte coletivo que compraram carros ou passaram a trabalhar com veículos de aplicativos, o que aumentou o número de carros e motos na capital, prejudicando a trafegabilidade. O usuário precisa sentir no ônibus a comodidade que teria no seu carro, por isso a Prefeitura de Manaus está investindo na qualidade, pontualidade, segurança e conforto dos ônibus”, enfatizou.
Martins ressaltou que o município tem projetos de alargamentos de vias, corredores viários, viadutos, passagens de nível e semáforos inteligentes.
“Essas intervenções são importantes porque existem muitos pontos de estrangulamento no trânsito, onde a capacidade da via diminui. Temos feitos estudos e tomado providências para que a cidade possa continuar crescendo, com vias seguras, com maior capacidade de atender ao tráfego, e para que as pessoas possam utilizar o transporte público”, afirmou.
Leia Mais: