O Amazonas manteve, em 2022, a trajetória de redução da taxa de distorção idade-série escolar, que mede o percentual de alunos em cada série com idade superior à recomendada. No Ensino Fundamental, a taxa caiu de 17,8, registrado em 2021, para 15,8 no ano passado. A taxa média nacional ficou em 12,3 em 2022.
O levantamento é do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), divulgado este mês, e mostra que no Ensino Médio a redução foi de 35,5 para 30,6 entre os anos de 2021 e 2022, ano em que a média nacional fechou em 22,2.
Comparação no Norte
Entre os estados da região Norte, o Amazonas tem a terceira menor taxa de distorção de idade-série no Ensino Fundamental e a quarta menor em reação ao Ensino Médio. O melhor desempenho na região é de Rondônia, que tem as menores taxas entre os estados e também abaixo da média nacional em ambos os casos.
Na década
O Amazonas tem conseguido avançar gradualmente na redução da distorção da idade-série dos estudantes do estado que, há dez anos, tinha uma taxa de 34 para o Ensino Fundamental e de 48,8 no Ensino Médico.
Em dez anos, a taxa de distorção no Ensino Fundamental caiu 53,5% e a do Ensino Médio, 37,3%. Confira a íntegra da série histórica aqui.
Da Redação