segunda-feira, 24 de junho de 2024

faça parte da Comunidade RT1

NOVA PRESIDENTE DO TSE

'A democracia brasileira estará em boas mãos', diz Moraes sobre Cármen Lúcia

Cármen Lúcia foi a primeira mulher a assumir a Presidência do TSE em 2012.
COMPARTILHE
Pela segunda vez, Cármem Lúcia é eleita presidente do TSE. (Foto:Luiz Roberto/Secom/TSE)
Pela segunda vez, Cármem Lúcia é eleita presidente do TSE. (Foto:Luiz Roberto/Secom/TSE)

O Plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) elegeu a ministra Cármen Lúcia como presidente da Corte, com o ministro Nunes Marques sendo escolhido como vice-presidente nesta segunda-feira (7/5). A data da sessão solene de posse da presidente e do vice-presidente eleitos será divulgada posteriormente.

Após a escolha dos seus sucessores, o ministro Alexandre de Moraes, atual presidente da Corte, ressaltou que a ministra Cármen Lúcia foi a primeira mulher a assumir a Presidência do TSE, em 2012, e será também a primeira a fazê-lo pela segunda vez.

A democracia brasileira estará em boas mãos. Tenho a tranquilidade, a felicidade e a honra em, daqui a menos de um mês, transferir o cargo a Vossa Excelência”, expressou.

A ministra agradeceu a confiança e disse que irá a honrar a Constituição e as leis da República com inteira responsabilidade e absoluta dedicação ao TSE.

Justiça Eleitoral brasileira continua a cumprir a sua função constitucional em benefício da democracia brasileira“, destacou a ministra Cármen Lúcia após o anúncio do resultado.

Receba notícias do RT1 em primeira mão
quero receber no Whataspp
Quero receber no Facebook
Quero receber no Instagram

Composição e funcionamento do TSE

O Tribunal Superior Eleitoral é composto por, no mínimo, sete ministros, sendo três do STF, dois do STJ e dois representantes da classe dos juristas, indicados pelo presidente da República.

Cada ministro é eleito para um biênio, não podendo ser reconduzido após dois biênios consecutivos. Atualmente, a Corte Eleitoral é presidida pelo ministro Alexandre de Moraes.

Leia mais:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

COMPARTILHE