No Amazonas, segurados do Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) esperam, aproximadamente, 187 dias na fila para agendar uma perícia médica. Os dados são do Ministério da Previdência e uma das causas da espera é a terceirização da perícia.
O levantamento nacional foi feito pelo jornal Correio Brasiliense. Na Região Norte, Roraima é o que apresenta o menor número de dias na fila de espera, um total de 13.
A perícia médica é central para a concessão do auxílio por incapacidade, seja a temporária (o
auxílio-doença) seja a permanente (aposentadoria por invalidez). Esses benefícios são garantidos ao trabalhador quando ele é afastado das atividades em função de problemas de saúde.
Outro auxílio que depende de perícia para ser concedido é o Benefício Social de Prestação Continuada (BPC), voltado para cidadãos carentes que tenham mais de 65 anos ou que, em qualquer idade, sejam portadores de alguma deficiência de natureza física, mental, intelectual ou sensorial de longo prazo que impossibilite o trabalho.
Com a transferência, em 2019, dos médicos peritos do INSS para o Ministério da Previdência, segundo fontes que falaram reservadamente, a média diária de procedimentos de cada profissional diminuiu, ampliando a fila de espera.
Leia Mais: