Faltando poucos dias para o segundo turno da eleição presidencial, o Itamaraty está vivendo um apagão eletrônico.
Desde a manhã desta terça-feira (25), o sistema pelo qual Brasília e os postos diplomáticos do país se comunicam está offline.
O apagão afeta, por exemplo, o acesso a documentos e a troca de telegramas oficiais, por meio dos quais são enviadas e recebidas as comunicações, inclusive as sigilosas.
Os computadores do Itamaraty nos postos espalhados pelo mundo afora são interligados a servidores que ficam em Brasília, na sede do ministério.
Segundo funcionários da diplomacia ouvidos pela coluna, o problema tem potencial para afetar a preparação das seções eleitorais no exterior para o segundo turno das eleições, no próximo domingo.
São as embaixadas do Brasil que cuidam do processo de votação dos brasileiros que vivem fora do país.
A previsão é que o sistema volte a operar nesta quarta.
O que diz o Itamaraty?
A seção de imprensa do Itamaraty diz que a interrupção dos serviços foi causada por um problema elétrico na sede do ministério, em Brasília, e que nem todos os sistemas foram afetados.
O setor afirmou, ainda, que a solução já está sendo providenciada e é possível que tudo volte a funcionar ainda nesta terça.
O Itamaraty nega que o problema possa afetar a organização do processo de votação no exterior, no domingo.
Com informações do Metrópoles
Leia Mais: