O médico Dr. Israel Tuyuka, candidato ao Governo do Amazonas pelo PSol, apresentou algumas das propostas do seu plano de governo durante entrevista à TV RealTime1.
Melhorias na rede hospitalar e de ensino, na capital e no interior, e capacitação de agentes de segurança estão entre as principais propostas do candidato.
Saúde
Tuyuka, que é indígena de São Gabriel da Cachoeira, município onde nove a cada dez habitantes são indígenas, disse que é preciso investir em saúde indígena e defende a construção de hospitais em cidades polo do interior do Estado.
Segundo ele, um dos hospitais pode ser construído na região da calha do rio Negro. O candidato acredita que o Governo deve construir um novo hospital em cada um dos 61 municípios do interior do Amazonas, para ampliar a rede de atenção básica de saúde.
Dr. Israel Tuyuka defende a realização de concursos públicos na área da saúde para dar garantias aos profissionais. Hoje, segundo ele, a troca de governos também afeta diretamente mudanças nas equipes que atuam em unidades de saúde, pois o profissional, que não é concursado, em algumas vezes é dispensado. Para 2022, o candidato apresenta as seguintes propostas:
Educação
Para melhoria da rede de ensino, uma das propostas do plano de governo é colocar psicólogos e assistentes sociais em todas as unidades de ensino do Estado. Além disso, o médico defende que a diretoria da escola não deve ser formulada por meio de escolhas políticas de dentro do Governo. Ele acredita que o corpo docente da escola é quem deve escolher o seu representante.
O candidato propõe, ainda, escolas de tempo integral que preparem os jovens com cursos técnicos. Os estudantes do ensino fundamental e médio estudariam por um turno (manhã ou tarde) e no outro participariam de cursos profissionalizantes ou preparatórios para o vestibular.
Segurança
Na área da segurança, Dr. Israel Tuyuka diz que vai implantar uma polícia comunitária – mais amiga da população. Ele diz que hoje é difícil o cidadão confiar na polícia, pois o medo bloqueia qualquer aproximação.
Para ele, a polícia deve ter um papel preventivo e educativo. Por isso, promete o uso de tecnologia para melhorar o aparato da segurança.
Texto: Isac Sharlon
Leia Mais: