Dos 513 parlamentares em exercício na Câmara dos Deputados, ao menos 447 estão se candidatando novamente ao cargo nas eleições deste ano. Isso equivale a 87% do total. Das oito cadeiras que pertencem ao Amazonas no parlamento federal, donos de sete delas estão na briga pela reeleição.
Do Estado, apenas o deputado federal Bosco Saraiva (SD) não busca a reeleição. Neste pleito, ele tenta uma das 24 cadeiras da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam).
O levantamento foi feito pela reportagem com base nos registros da Câmara e nos pedidos de candidatura apresentados ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Da bancada amazonense, busca retomar seu cargo em 2023 o ex-vice-presidente da Casa, deputado Marcelo Ramos (PSD). Pelo mesmo partido, mais dois parlamentares também tentam a reeleição Átila Lins e Sidney Leite.
Os outros deputados federais que estão na disputa são Silas Câmara (Republicanos), Delegado Pablo (UB), Capitão Alberto Neto (PL) e José Ricardo (PT).
Neste ano, a Justiça Eleitoral recebeu 10.300 pedidos de candidatura para uma vaga na Câmara. É o novo recorde de participações na disputa, com um aumento de 20,5% em relação aos 8.548 inscritos no pleito anterior.
No Amazonas, em números gerais, o TSE registra 166 candidatos em busca de uma das oito vagas na Câmara Federal.
Da Redação, com informações de Cristiano Martins (FolhaPress)
Leia Mais: