segunda-feira, 28 de setembro de 2026

Robério participa de Colóquio Nacional sobre a Independência do Brasil

Ele representa o Amazonas no evento e, hoje, apresenta uma mesa temática onde vai abordar os aspectos da independência do Estado e suas variáveis para a formação social.
COMPARTILHE

Tratando sobre os 200 anos da Independência Brasileira, o Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro está realizando o VII Colóquio dos Institutos Históricos Estaduais. O evento, que iniciou ontem (15) e segue até a quinta-feira (18), tem como tema geral ‘A Independência do Brasil: dimensões regionais’.

O professor e advogado Robério Braga, membro e ex-presidente do Instituto Geográfico e Histórico do Amazonas (IGHA), apresenta hoje (16) a mesa temática “Independência tardia no Amazonas”.

Para o professor, que representa o Estado no Colóquio, o evento é de extrema importância para tratar nacionalmente sobre a particularidade do reconhecimento da Independência nos territórios brasileiros, sobretudo no Amazonas, que se efetivou após transcorrido mais de um ano da data consagrada como de Independência do Brasil.

“É importante demonstrar todas as variáveis que levaram a que o Amazonas atual só fosse incorporado ou aderisse ao império do Brasil um ano, dois meses e dois dias depois do fato histórico reconhecido como tendo se efetivado em 7 de setembro de 1822”, disse.

O professor comenta ainda que o distanciamento e até a negação inicial ao evento da Independência tem explicações na formação social e histórica amazonense, principalmente pela forma como o Grão-Pará se posicionava em relação a Portugal, e é o resultado de inúmeros fatores pouco apreciados na historiografia regional, que poderão ser apreciados na apresentação no Colóquio.

Com informações da assessoria

Leia Mais:

COMPARTILHE