quarta-feira, 23 de setembro de 2026

PT aprova nome de Alckmin para vice e federação com PV e PCdoB

Divergência interna não foi suficiente para barrar aliança com ex-tucano. Analistas políticos consideram escolha pelo nome de Alckmin a maior guinada à direita do PT.
COMPARTILHE

Nesta quarta-feira (13), o Diretório Nacional do PT aprovou a indicação do ex-governador de São Paulo Geraldo Alckmin (PSB) para ser vice na chapa do ex-presidente Lula nas eleições presidenciais deste ano. A sigla petista também aprovou a coligação com o PSB para este pleito.

Foram 68 votos a favor e 16 contra na votação da indicação de Alckmin. Na deliberação sobre a coligação, foram 81 votos favoráveis e 3 contrários.

Agora, a indicação feita pelo PSB, novo partido de Alckmin, será referendada no encontro nacional do partido, que deve ser realizado em 4 e 5 de junho. Em seguida, precisa ser homologada em convenção nacional, ainda sem data definida para ser realizada.

Também hoje, o diretório nacional do PT aprovou a federação com o PCdoB e o PV. A união dos partidos já havia sido acordada em março, mas faltava passar pelo crivo interno da legenda.

Na ocasião, também aprovaram o estatuto da federação. Leia-o AQUI.

Da Redação, com informações do Poder 360

Leia Mais:

COMPARTILHE