quarta-feira, 23 de setembro de 2026

Privatização do Terminal Pesqueiro é discutida com pescadores de todo AM

Os debates acontecem na manhã desta segunda-feira em comemoração aos 100 anos de criação da Confederação Nacional dos Pescadores e Aquicultores.
COMPARTILHE

Em 2020, a Confederação Nacional dos Pescadores e Aquicultores (CNPA) completa 100 anos de criação. A data será comemorada em todo Brasil, com reuniões, palestras e cursos voltados aos trabalhadores do setor pesqueiro.

No Amazonas, a homenagem pelo aniversário da CNPA acontece nesta segunda-feira com palestras e debates sobre a situação da pesca na capital e interior do Estado.

Devido as recomendações de segurança por causa da pandemia do coronavírus, todas as medidas de prevenção estão sendo tomadas.

Dessa forma, entre os assuntos da reunião está o plano do governo Federal em privatizar o Terminal Pesqueiro de Manaus, localizado ao lado da feira da Panair, no bairro de Educandos.

Na semana passada, a Presidência da República autorizou a privatização de vários terminais pesqueiros em todo País, entres eles o de Manaus. Dessa maneira, os pescadores temem que a privatização aumente os custos para venda de pescado em Manaus.

Além disso, outra dúvida é sobre a liberação do desembarque de peixes feito pelos barcos pesqueiros.  “Vamos discutir a privatização do Terminal Pesqueiro e tirar dúvidas dos pescadores sobre os riscos para a venda de pescado em Manaus”, afirmou o presidente da CNPA, Walzenir Falcão.

Outro assunto discutido será a proposta de mudança no pagamento do seguro defeso para pescadores de todo Brasil. O governo Federal pretende incluir os trabalhadores da pesca no programa Bolsa Renda Brasil, que será criado até o final do ano.

“Querem transformar o seguro defeso em um benefício vinculado ao Bolsa Renda Brasil. Não há garantias que os direitos dos pescadores serão respeitados, por isso vamos discutir o assunto”, acrescentou Walzenir.

COMPARTILHE