quarta-feira, 23 de setembro de 2026

Renato Junior coordena campanha de David Almeida

COMPARTILHE

O prefeito de Manaus, Renato Junior, assumiu a coordenação política da pré-campanha do ex-prefeito David Almeida ao Governo do Amazonas. O anúncio foi feito pelo Avante na noite desta segunda-feira (27), durante evento em um hotel da capital, com a presença de vereadores, pré-candidatos a deputado estadual, deputado federal e Senado.

A decisão coloca o atual chefe do Executivo municipal no centro da disputa estadual de 2026. Renato Junior assumiu a Prefeitura de Manaus em 31 de março, após David Almeida deixar o cargo para disputar o governo estadual. Agora, além de administrar a sétima maior cidade do país, ele terá a missão de organizar a estrutura política do grupo na capital e no interior.

Durante o evento, Renato afirmou que manterá as atividades da prefeitura durante o expediente e atuará na campanha no período noturno. A declaração, no entanto, abre espaço para cobrança pública sobre a separação entre gestão administrativa e atividade eleitoral, ponto sensível em ano de disputa majoritária.

David Almeida também usou o encontro para reafirmar sua pré-candidatura, após rumores de desistência. Segundo ele, o grupo já conta com cinco partidos no entorno da candidatura e negocia a chegada de mais uma ou duas siglas. A definição do vice segue em aberto.

O desafio de David está principalmente no interior. O próprio pré-candidato admitiu que parte expressiva dos prefeitos já está alinhada a outros nomes. A estratégia anunciada é buscar lideranças alternativas, como ex-prefeitos, vereadores e grupos políticos locais fora das estruturas municipais dominantes.

A movimentação ocorre em um cenário fragmentado, com nomes como Maria do Carmo Seffair, Omar Aziz e Roberto Cidade no radar da disputa estadual. A entrada direta do prefeito de Manaus na coordenação da campanha reforça o peso da capital na eleição, mas também aumenta a exposição da atual gestão municipal.

COMPARTILHE