A capital amazonense será sede da Feira Internacional de Gastronomia Amazônica (FIGA), principal encontro do setor na região Norte.
A abertura oficial da feira acontece nesta sexta-feira (3/09), às 13h, com a 1ª Conferência Empresarial da Abrasel Amazonas, voltada a negócios e inovação no setor de alimentação fora do lar.
Às 15h, o presidente da Abrasel-AM, Franco Andrade, dará início ao ciclo de palestras que inclui histórias de sucesso, como a de Djalma Pinheiro Neto, fundador do Sushi Ponta Negra.
Realizado pela Abrasel Amazonas, o evento – que segue até o domingo (5/10) tem como tema “O grande mercado Amazônia” e ocupará o Centro de Convenções Vasco Vasques, reunindo chefs premiados, empresários e público em uma programação diversificada.
📲 Participe do canal do RealTime1 no Instagram
Entre os convidados, o diretor de desenvolvimento da Subway para América Latina e Caribe, Diego Avelino, falará sobre novos ambientes gastronômicos para a geração atual de consumo.
O casal Jessica e Leandro Kniphoff, criadores da rede JSK Burgers, apresentará a palestra “Da falência ao milhão”, e Pedro Henrique Leite, CEO do Grupo Azilados (CE), abordará o tema “CEO de lanchonete, existe?”, com foco em gestão ágil e inovadora.
Nos dias 4 e 5, a programação ganha destaque internacional. A equatoriana Diana Mora, da Fundação Pachamama, e o chef Esteban Tapia, referência em etnogastronomia, abrirão a série de palestras sobre “Sabores que conservam a Amazônia”.
A premiada chef boliviana Marsia Taha, do restaurante Arami (La Paz), discutirá os contrastes entre a Amazônia e as florestas bolivianas.
O evento ainda contará com nomes expressivos da gastronomia brasileira, como o chef Hiroya Takano, pioneiro da culinária japonesa no Amazonas; Ariani Malouf, referência do Pantanal; Selma Reis, representante da cozinha amazônica contemporânea; e César Adames, especialista em bebidas com atuação internacional.
Também participam a chef Val Cabral, com projeto de empreendedorismo em comunidades, e Wildney Mourão, da Fundação Amazônia Sustentável, que apresentará o “Projeto Gigantio”.
Na programação de encerramento, a roda de conversa “Ariá, um alimento de memória afetiva” reunirá a pesquisadora Noemia Kazue Ishikawa (INPA) e o cientista amazonense Eli Minev, autor de livro sobre o tubérculo amazônico.
A agenda completa está disponível em figaamazonia.com.br.
FIGA como plataforma cultural e econômica
Criada pela Abrasel Amazonas, a FIGA se consolidou como espaço de valorização da gastronomia amazônica, integrando saberes tradicionais e inovação.
A edição de 2025 amplia esse papel com estandes, aulas-show, sala de negócios, atividades infantis e experiências sensoriais, fortalecendo a cadeia produtiva e posicionando Manaus no circuito gastronômico mundial.
A Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) representa o setor de alimentação fora do lar em todo o Brasil. No Amazonas, atua em apoio a empresários com capacitação, suporte jurídico e iniciativas estratégicas, entre elas a realização da FIGA.
Leia Mais: