quinta-feira, 5 de novembro de 2026

Montadora chinesa poderá fabricar 'clone elétrico' do Fusca no Brasil

Compacto Ballet Cat, produzido pela fabricante ORA, tem todo o seu design inspirado no antigo 'besouro'. As diferenças são o interior tecnológico, motor elétrico e 4 portas.
COMPARTILHE

Marco da indústria automobilística mundial e recordista de vendas, o Fusca poderá ganha um ‘clone’ produzido no Brasil. Apresentado no Salão de Xangai deste ano, o compacto Ballet Cat é produzido pela fabricante chinesa ORA e tem todo o seu design inspirado no antigo ‘besouro’ da Volkswagem. As diferenças, no entanto, são o interior altamente tecnológico, o motor elétrico e quatro portas.

Interior do ORA Ballet Cat é altamente tecnológico (Foto: Divulgação)

O conceito apresentou duas opções de bateria: a primeira com autonomia de até 401 quilômetros e outra com capacidade para percorrer 501 quilômetros.

De acordo com reportagem publicada pelo site Auto Esporte, o modelo tem grandes chances de ser fabricado aqui no Brasil, ja que a fabricante de veículos elétricos Great Wall, proprietária da marca ORA, já está com malar prontas para desembarcar no país. A montadora vai se instalar no espaço anteriormente ocupado pela fábrica da Mercedes-Benz em Iracemápolis (SP).

No mercado nacional, o ORA Ballet Cat competiria com o Fiat 500 no segmento de compactos elétricos.

Criadora do Fusca, a montadora alemã Volkswagem reprovou a releitua do veículo icônico. Por meio de nota, a VW anunciou que vai adotar medidas legais contra a fabricante chinesa por “violações de modelo e do direito de design”.

Leia mais:

COMPARTILHE