quinta-feira, 5 de novembro de 2026

Pandemia de Covid-19 impulsionou busca por seguros no Amazonas

Levantamento da CNseg aponta que pandemia impulsionou busca por seguros. O patrimonial cresceu nos dois períodos analisados.
COMPARTILHE

O segmento de seguros, no estado, registrou crescimento de 10,9% nos primeiros cinco meses do ano, na comparação com igual período do ano anterior. Na avaliação do acumulado dos últimos 12 meses o incremento na demanda foi de 9,6%. Os números são da Confederação Nacional das Empresas de Seguros Gerais, Previdência Privada e Vida, Saúde Suplementar e Capitalização (CNseg).

De janeiro a maio os segmetos que tiveram maiores desempenhos foram: patrimonial (29,8%), rural (28,3%), planos de risco (26,7%), cobertura de pessoas (17,7%) e automóvel (11%).

Em maio deste ano, o levantamento aponta melhores índices de contribuição para os seguros: patrimonial (23,1%), planos de risco (22%), transportes (14,6%).

“O efeito precaucional contra o risco do coronavírus despertou maior interesse por ramos de seguros com coberturas diretamente correlacionadas à proteção de patrimônios e pecúlios para a família”, informou o presidente da CNseg, Marcio Coriolano.

De acordo com o presidente, os resultados para o segundo semestre dependem de fatores como renda pessoal, oferta de emprego, valor do combustível, entre outros.

“O cenário até o final deste ano corrente dependerá crucialmente do tamanho da taxa de aumento do PIB para abrir espaço à recuperação de ramos de seguros influenciados pela produção industrial, agrícola e comercial, que é o caso dos grandes riscos patrimoniais. E dependerá também do incremento da renda pessoal e do emprego, da demanda por produtos básicos patrimoniais, cobertura de vida, previdenciários, saúde suplementar e capitalização”.

Texto: Priscila Caldas

Leia Mais:

COMPARTILHE