O descontrole da inflação no governo do presidente Jair Bolsonaro pode estar relacionado com o aumento da insatisfação do brasileiro com a sua gestão. Dados do Instituto Ideia para a revista Exame mostram que na mesma pesquisa em que presidente foi avaliado como ruim ou péssimo por 54% dos brasileiros, 71% dos cidadãos têm sentido os impactos da inflação no dia a dia.
A percepção do aumento dos preços no país em razão da inflação é vista, principalmente, na hora de fazer as compras do mês. Esse quadro fica claro, quando o Ideia revela que 86% dos entrevistados citaram alimento e bebidas como setor com maior percepção do aumento nos preços. Outro fator que tem pesado no bolso é são os combustíveis indicado por 79% dos respondentes e a conta de energia elétrica por 77%.
“Quando olhamos o segmento de renda média e alta, eles têm sido bastante afetados por esses dois itens e também pelos combustíveis. É interessante notar que, comparada com as pesquisas anteriores, a energia elétrica tem se colocado em uma percepção de aumento de preço bastante relevante para a opinião pública”, diz Maurício Moura, fundador do Idea.
Para tentar equilibrar os gastos, 63% dos brasileiros precisaram mudar seus hábitos de consumo de alimentos por conta do aumento inflacionário. O preço da cesta básica no Brasil cresceu de 20 a 30% no Brasil nós últimos 12 meses. Preço esse elevado principalmente pelo preço do óleo de cozinha dependente das commodities de soja e do café que também direcionada sua produção para o exterior.
Já os combustíveis como a gasolina, mais utilizada em carros de passeio, obteve um crescimento de R$ 0,15 somente no mês de junho . A energia elétrica por sua vez, teve um aumento de 52% na bandeira vermelha devido a seca nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste.
Texto: redação
Leia mais: