quarta-feira, 23 de setembro de 2026
FLORESTA EM PÉ

Recursos do KfW reforçarão bioeconomia e combate ao desmatamento no AM

O projeto terá dois eixos principais: fiscalização ambiental e geração de renda através de estratégias de bioeconomia.
COMPARTILHE
Bioeconomia: Floresta em São Sebastião do Uatumã. (Foto: Lucas Silva/Secom)
Floresta em São Sebastião do Uatumã. (Foto: Lucas Silva/Secom)

O Amazonas vai intensificar ações para reduzir o desmatamento e promover a bioeconomia no estado através do programa Floresta em Pé. O programa receberá financiamento do Banco de Desenvolvimento Alemão KfW, com mais de 13 milhões de euros (cerca de R$ 70 milhões) para sua execução.

Em uma reunião com representantes do banco, o governador do Amazonas Wilson Lima (União Brasil) destacou a parceria de financiamento para o desenvolvimento socioeconômico ambiental, prioridade da gestão.

Bioeconomia: Banco alemão viabilizará mais de 13 milhões de euros para execução do programa no Amazonas (Foto: Diego Peres / Secom)
Banco alemão viabilizará mais de 13 milhões de euros para execução do programa no Amazonas (Foto: Diego Peres / Secom)

O governador mencionou outras iniciativas sustentáveis realizadas pelo Governo do Estado, como o mercado de crédito de carbono e o projeto Escola da Floresta, que combina educação e sustentabilidade.

O projeto Floresta em Pé faz parte do programa de Florestas Tropicais do KFW, financiado pelo Ministério Federal de Cooperação Econômica e Desenvolvimento da Alemanha (BMZ). Parte dos recursos será disponibilizada no segundo semestre deste ano.

O projeto terá dois eixos principais: fiscalização ambiental e geração de renda através de estratégias de bioeconomia. Na parte de fiscalização, serão capacitados órgãos ambientais locais para combater o desmatamento ilegal.

No eixo da bioeconomia, será estruturado um ecossistema de inovação e serão promovidos negócios comunitários sustentáveis. A capacitação de gestores municipais e lideranças comunitárias para aquisição pública de produtos da bioeconomia local também está prevista.

Leia mais:

COMPARTILHE