Até esta segunda-feira (8), estão sendo usados dois tipos de vacina contra a Covid-19, em todo o território brasileiro. Desde a segunda quinzena de janeiro, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou o uso emergencial da Coronavac e da AstraZeneca no Brasil.
A Coronavac é desenvolvida pela farmacêutica chinesa Sinovac e produzida no Brasil pelo Instituto Butantan.
Já a AstraZeneca é desenvolvida pelo laboratório que dá nome ao imunizante, em parceria com a Universidade de Oxford. Esta última, tem sido fabricada pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).
No Amazonas
No total, o Amazonas já recebeu 555.620 doses de vacinas em quatro remessas enviadas pelo Governo Federal.
Destas, 423.120 são doses da Coronavac e 132.500, da AstraZeneca.
Confira o quantitativo por remessa
– 1ª remessa: 282.320 doses (Coronavac);
– 2ª remessa: 132.500 doses (AstraZeneca);
– 3ª remessa: 44.600 doses (Coronavac);
– 4ª remessa: 96.200 doses (Coronavac).
A eficácia da Coronavac
A eficácia geral apresentada pelo Butantan nos testes brasileiros foi de 50,38%.
Apesar de parecer ter um baixo índice, a proficuidade foi elogiada por muitos especialistas por causa do resultado que a vacina apresenta na redução dos casos graves de Covid-19.
O número de 50,38% envolve os pacientes que tomaram a vacina e tiveram casos muito leves, quase assintomáticos, da doença. Para os casos leves, em que não há necessidade de internação, a eficácia da vacina é de 78%, enquanto para casos graves e mortes a eficácia é total.
E a AstraZeneca?
A eficácia geral divulgada pelo laboratório foi de 70%.
No entanto, os estudos da vacina tiveram problemas durante a fase de testes e apresentaram resultados diferentes, variando entre 62% e 90%. De qualquer forma, a vacina apresenta eficácia geral acima dos 50% exigidos pela Anvisa.
Vale lembrar
As pessoas que receberam a vacina contra a Covid-19 devem atentar ao tipo de imunizante aplicado.
Isto porque a eficácia de ambas vacinas só tem resultado após a segunda dose.
O período máximo para a aplicação da segunda dose da Coronavac é de até 28 dias. Para a vacina AstraZeneca, esse intervalo pode ser de até três meses.
Texto: Rosianne Couto
Leia Mais: