Pelas dimensões geográficas e diferentes realidades geopolíticas, o Amazonas não poderia apresentar um cenário homogêneo em relação à pandemia da Covid-19.
Pesquisadores do Atlas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável no Amazonas (ODS), da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), que desde abril estudam os dados divulgados pelos órgãos responsáveis em monitorar o cenário da pandemia no Estado, atestaram que hoje existem dois quadros distintos.
Há os municípios que apresentaram tendência de desaceleração do número de casos de Covid-19 em dezembro e os que apresentaram tendência contrária, ou seja, de aceleração.
Borba e Itamarati se destacam
De acordo com os dados apresentados pelos pesquisadores Henrique Pereira, Danilo Egle e Bruno Lorenzetti os municípios de Itamarati e Borba se destacam.
Itamarati, localizado no sudoeste do Estado, não registrou nenhum novo caso de Covid-19 em Novembro. Enquanto isso, no município de Borba, situado ao Sul do Amazonas, foram registrados 146 novos casos da doença em dezembro, o que significa um aumento de 434% no número de casos.
Municípios que apresentaram redução de casos
Com base nos dados de registros de novos casos de Covid-19 compilados pelo grupo Brasil.io, existem 25 municípios Amazonenses (40% do total de 62 cidades do estado) em que o número de casos em dezembro foi menor do que em novembro.
Itamarati, Amaturá, Nhamundá, Canutama, Santa Isabel do Rio Negro, Carauri, Maués, Urucará, Santo Antônio do Içá, Beruri, Coari, Atalaia do Norte, Parintins, Pauini, Careiro, Barreirinha, Japurá, São Gabriel da Cachoeira, Urani, Silves, Iranduba, Itacoatiara, Careiro da Várzea, Tapauá e Alvarães são os municípios que apresentaram redução nos casos de Covid-19.
Estes municípios seguiram a tendência contrária ao cenário geral de todo Amazonas, e de Manaus. Pelo tamanho da população (50% da população estadual), Manaus determina a tendência do total do Estado.
Manaus
Dentre as cidades em que houve um aumento de novos casos acumulados no mês de dezembro em relação ao mês anterior está Manaus.
Contudo, na capital assim como nas cidades de Juruá, São Paulo de Olivença, Envira, Eirunepé, Urucurituba e Caapiranga os pesquisadores perceberam que a incidência da Covid-19 na população durante o mês de dezembro foi menor que a média do trimestre anterior.
“Esse grupo contém a maioria dos municípios do estado (60%). Os primeiros sete municípios Juruá, São Paulo de Olivença, Envira, Eirunepé, Urucurituba, Caapiranga e Manaus apresentaram valores para dezembro menores que a média do trimestre anterior (variação negativa), indicando que aceleração da pandemia foi menos intensa nesses lugares que nos demais municípios do grupo”, escreveram no relatório.
Cidades que merecem atenção especial
Os casos mais críticos seriam aqueles municípios em que os números de novos casos em dezembro são maiores que o dobro da média do trimestre anterior.
Estes seriam os casos dos seguintes municípios, em ordem crescente de aceleração: Presidente Figueiredo, Guajará, Jutaí, Fonte Boa, Boca do Acre, Nova Olinda do Norte, Apuí, Tonantins, Novo Airão, Codajás, Maraã e o mais crítico de todos: Borba.
Reportagem: Daniela Tipiti
Leia Mais: