Atual vice-presidente, a conselheira Yara Lins foi eleita, em votação secreta, para presidir o Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM) no biênio 2024-2025 com cinco votos. Dois conselheiros votaram em branco.
A sessão especial de votação aconteceu nesta terça-feira (3), logo após a sessão ordinária da Corte.
Na ocasião, o conselheiro Fabian Barbosa foi eleito vice-presidente, o conselheiro Josué Neto foi eleito corregedor-geral e o conselheiro Mario de Mello foi escolhido ouvidor para o mesmo biênio. Fabian e Josué receberam cinco votos. Mario, por sua vez, obteve 100% dos votos – dos sete conselheiros.
Para comandar a Escola de Contas, foi eleito o conselheiro Júlio Pinheiro, com quatro votos. O atual presidente, conselheiro Érico Desterro, que assumiria automaticamente caso a lei não tivesse sido mudada recentemente, recebeu três votos.
Em resumo, essa é a nova configuração da direção do TCE-AM, que deve assumir em dezembro:
| Cargo | Conselheiro |
|---|---|
| Presidente | Yara Lins |
| Vice-presidente | Fabian Barbosa |
| Corregedor | Josué Neto |
| Ouvidor | Mario de Mello |
| Diretor da ECP | Júlio Pinheiro |
Perfil de Yara Lins
Conselheira desde 2014, Yara Lins já presidiu o TCE-AM no biênio 2018-2019. Ela é a única mulher do colegiado e é funcionária do TCE-AM há quase 50 anos.
Foi indicada pelo então governador José Melo na vaga dos auditores.
Yara ingressou Tribunal de Contas em 1975 como taquígrafa. Foi auditora-adjunta a partir de 1989 e chegou ao posto de auditora em 2002. É graduada em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e em Direito pela Universidade Paulista (Unip).
É mãe do deputado federal Fausto Júnior (União).
Perfil de Fabian Barbosa
O novo vice-presidente chegou ao TCE-AM no ano passado, por indicação do atual governador, Wilson Lima (União), de quem foi secretário.
Fabian é doutor em Direito pela Universidade Católica de Santa Fé, na Argentina, e mestre em Direito do Estado pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
Foi secretário municipal de Educação e secretário estadual de Educação do Amazonas, subsecretário municipal de Administração e Finanças da Semed/Manaus, presidente do Instituto Cultural Brasil Estados Unidos (ICBEU/Manaus) e professor dos cursos de Graduação em Direito da Universidade do Estado do Amazonas (UEA).