quinta-feira, 24 de setembro de 2026

Borba tem Careca Holanda, Zé Pedro e Toco Santana no páreo para prefeitura

COMPARTILHE

A Perspectiva Mercado e Opinião divulgou, nesta quinta-feira (13), a primeira pesquisa eleitoral para a prefeitura de Borba depois da prisão e afastamento do prefeito Simão Peixoto. O levantamento mostra três nomes empatados, dentro da margem de erro, nas intenções de voto das eleições de 2024.

A liderança em pontos é do ex-prefeito Careca Holanda, que soma 29,9% das intenções de votos.

O atual prefeito tampão, Zé Pedro – que assumiu o posto de titular após o afastamento de Peixoto -. aparece com 23,2%.

Derrotado por Simão Peixoto nas eleições de 2020, o oposicionista Toco Santana é a opção de voto de 20,3%.

A pesquisa foi realizada ontem pela Perspectiva e ouviu 200 pessoas. A margem de erro é de 6,9%, para mais ou para menos.

A Perspectiva também perguntou aos eleitores em quem eles não votariam para prefeito em 2024. Nesse cenário, quem lidera é João Nildo, com 24% de rejeição. Entre os três líderes da pesquisa, Zé Pedro é o menos rejeitado. Dos eleitores ouvidos pela pesquisa, apenas 7,8% disseram não considerá-lo para o cargo. Careca Holanda e Toco Santana estão empatado, refutados por 13,7% das pessoas ouvidas.

Gestão da prefeitura é reprovada por 70,2%

Vice-prefeito na chapa que elegeu Simão Peixoto, em 2020, o agora prefeito tampão Zé Pedro figura com chances de se reeleger, mas tem o mandato reprovado por mais de 70,2% dos eleitores. A rejeição pessoal dele é a mais baixa da pesquisa.

Pela equação de dados, é possível deduzir que o índice de reprovação da administração municipal está contaminado pela figura do ex-prefeito Simão Peixoto, preso em uma operação do MPE por suspeita de integrar um grupo envolvido em diversas fraudes contra os cofres públicos.

A Perspectiva também ouviu os eleitores de Borba sobre as gestões do governador Wilson Lima e do presidente Lula.

O governador alcançou aprovação de 68,2%, enquanto o presidente tem o mandato considerado positivo por 63,7% dos eleitores de Borba.

Confira a pesquisa na íntegra

COMPARTILHE