sábado, 20 de abril de 2024

faça parte da Comunidade RT1

Wilson destaca parceria para combate ao desmatamento na Amazônia

Ao lado do vice-presidente Hamilton Mourão, o governador destacou a importância da parceria com o Governo Federal para combater a extração ilegal de madeira e o desmatamento.
COMPARTILHE
desmatamento no Amazonas

O governador Wilson Lima destacou em entrevista coletiva ao lado do vice-presidente Hamilton Mourão, nesta quinta-feira (05/11), que a parceria entre o Estado e o Governo Federal tem reforçado o combate à extração ilegal de madeira e o desmatamento no Amazonas. 

A entrevista foi concedida no Comando Militar da Amazônia (CMA), como parte da agenda que o vice-presidente da República cumpre no estado, liderando comitiva formada por ministros e chefes de missões diplomáticas. Hamilton Mourão é presidente do Conselho Nacional da Amazônia Legal. 

“Temos trabalhado com o Governo Federal para que a gente possa ter braço suficiente para poder combater, sobretudo a ilegalidade. E aí a gente tem contado com o apoio da Força Nacional; temos feito uma parceria com o Exército Brasileiro, que tem nos ajudado muito no combate a essas ilegalidades. O Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia também tem sido um grande parceiro, e ontem nós fizemos uma visita na sede, para que os embaixadores tivessem a oportunidade de acompanhar como é feito esse trabalho de monitoramento, assim como apoio significativo da Polícia Federal”, afirmou Wilson Lima. 

O vice-presidente da República, Hamilton Mourão, enalteceu o trabalho da Superintendência Regional da Polícia Federal do Amazonas no combate à exploração ilegal da madeira.

“A principal ilegalidade é a questão da exploração da madeira. E hoje vem sendo feita uma ação muito efetiva pela Superintendência Regional da Polícia Federal do Amazonas para estrangula esse comércio ilegal. E como que se impede isso? Em primeiro lugar fechando as vias de escoamento. A partir de momento que a pessoa corta a madeira e não consegue mais vender, ela perde o seu negócio. O trabalho da Polícia Federal aqui no Amazonas vem dando frutos e vai render cada vez mais, e não temos dúvida alguma que, em um curto espaço de tempo, vamos estabelecer uma barreira definitiva para essa questão”, disse. 

Receba notícias do RT1 em primeira mão
quero receber no Whataspp
Quero receber no Facebook
Quero receber no Instagram

Crescimento turístico

O governador Wilson Lima destacou, ainda, projetos desenvolvidos pelo Estado para fomentar atividades sustentáveis no Amazonas, como o turismo ecológico. Um alinhamento com o Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) tem sido feito pelo Governo do Estado para a concessão de atividade turística em parques estaduais do Amazonas devido ao potencial no segmento. 

“Temos avançado em alguns programas para o desenvolvimento das atividades turísticas junto a alguns países, como Peru e Colômbia, através do programa ‘Paisagens Sustentáveis da Amazônia’, em parceria com o Ministério do Meio Ambiente e Ministério do Turismo. Recentemente tivemos uma conversa com o BNDES e já estamos fechando a parceria para que haja um estudo de viabilidade para a concessão de atividade turística em parques estaduais”, disse o governador.

Leia mais:

COMPARTILHE