O médico e pesquisador Marcus Lacerda afirmou que, após a primeira onda da Covid-19 no Amazonas, 80% das pessoas atendidas por ele são políticos que realizaram ou estiveram presentes em convenções partidárias.
A declaração foi dada durante a audiência pública virtual, presidida pela deputada Mayara Pinheiro (PP), onde foi debatido o aumento de casos da Covid-19 em Manaus.
De acordo com Marcus Lacerda, que atende na Fundação de Medicina Tropical (FMT) e é especialista em Saúde Pública pela Fiocruz Amazônia, os gestores, políticos e cientistas devem estar em alerta.
Incerteza
E principalmente considerar a incerteza sobre a possibilidade uma segunda onda do coronavírus no Estado.
“Não é loucura dizer que nesse momento político em que as pessoas estão indo para as convenções, fazendo pré-campanha, esse contato tenha sido aumentado. Esse é o público que estamos vendo se internar e é o público que está pegando Covid nesse momento”, disse o médico.
Além disso, o médico explicou que a expectativa nesse semestre é de que as pessoas que são de classe social baixa sejam menos impactadas pela Covid-19.
Marcus Lacerda acrescentou que durante a primeira onda, nos meses de abril e maio, a população abaixo de 60 anos foi responsável pela propagação do vírus.
“Aquelas pessoas que estiveram em isolamento e que agora estão saindo de casa, por conta da diminuição do número de casos, continuam suscetíveis e pegar o vírus”, disse.
Sobre a audiência
A audiência pública iniciou às 14h desta segunda-feira e contou com a participação da Defensoria Pública do Amazonas(DPE-AM); Ministério Público (MP-AM); Inpa; Fiocruz; Associação Médica do Amazonas; Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM); Secretaria de Estado de Educação e Desporto (Seduc-AM); Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Amazonas (Cosems); o infectologista Marcus Lacerda; o chefe do Departamento de Matemática da Ufam, Wilhelm Alexander; e a diretora-presidente da Fundação de Vigilância em Saúde (FVS-AM), Rosemary Pinto.
Reportagem: Izaías Godinho
Leia Mais: