sexta-feira, 29 de março de 2024

faça parte da Comunidade RT1

Pesquisar
Close this search box.

Defensoria conversa com casais sobre efeitos do divórcio na vida dos filhos

Para abordar os aspectos psicológicos da separação, além da questão jurídica, a Defensoria Pública do Estado do Amazonas lançou em 2020 o projeto Filhos para Sempre.
COMPARTILHE
Defensoria

Decidir a forma como os filhos vão conviver com o pai e a mãe após a separação não é a única repercussão do divórcio na vida das crianças.

Para abordar os aspectos psicológicos da separação, além da questão jurídica, a Defensoria Pública do Estado do Amazonas lançou em 2020 o projeto Filhos para Sempre.

A iniciativa reúne mães e pais atendidos pela Defensoria em processos de divórcio para um bate-papo.

Segundo a defensora pública Petra Sofia, uma das responsáveis pelo projeto, nas conversas os genitores recebem orientações sobre como a separação influencia a vida dos filhos, além de orientação jurídica e conhecimento sobre as formas extrajudiciais de resolução de conflitos.

“A gente deixa claro que o modo com que eles vão lidar com o divórcio vai repercutir na vida dos filhos deles, de forma positiva ou negativa. O objetivo é conversar com os pais que estão naquele momento de divórcio para que eles compreendam os sentimentos que estão envolvidos nessa fase, entendam melhor as modificações que vão acontecer e as repercussões que isso tem na vida de uma criança”, explica a defensora.

Neste final de ano, após uma pausa na programação por conta da pandemia de Covid-19, o Filhos para Sempre retornou com encontros quinzenais. Em cada edição, diferentes casais em separação assistidos juridicamente pela DPE-AM são convidados a participar.

As reuniões ocorrem na sede da Defensoria Pública, na Zona Centro-Sul de Manaus, seguindo todos os cuidados de prevenção ao coronavírus. Além da defensora Petra, também participam dos encontros a defensora Carol Carvalho e o defensor público Helom Nunes.

O trio atua na área de Direito de Família, com foco nas formas extrajudiciais de resolução de conflitos.

Bate-papo

Sendo assistida pela Defensoria em seu processo de divórcio, Juscenilda Andrade foi uma das mães que participou do Filhos para Sempre na primeira semana de dezembro, edição em que o ex-companheiro dela também esteve presente.

“É importante. Os pais deveriam participar mais para entender o que o divórcio está causando”, comentou a mulher, que tem duas filhas.

Durante os bate-papos com defensoras e defensores públicos, os pais e as mães aprendem sobre temas como alienação parental, comunicação não-violenta e a mediação, que é uma das possibilidades de resolução extrajudicial de conflitos oferecida pela Defensoria.

“Na mediação, a equipe da Defensoria vai facilitar a construção de um acordo em que os protagonistas são as partes. Após esse momento de reflexão no Filhos para Sempre, os pais já vão à audiência de mediação de outra forma. Já refletiram sobre a sua função e a importância da participação tanto do pai quanto da mãe para a vida da criança”, afirma a defensora Petra Sofia.

A Juscenilda, que participou do projeto este mês, por exemplo, saiu do bate-papo repensando os conflitos com o ex-companheiro e suas consequências na vida das filhas. “Eles causam danos na cabeça da criança”, refletiu.

Atendimento da Defensoria

Órgão responsável por prestar assistência jurídica gratuita a quem não tem condições financeiras, a Defensoria Pública agenda atendimentos em Manaus pelo telefone 129. O serviço telefônico funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h.

Nos casos de separação, além do processo de divórcio, a Defensoria também pode prestar assistência para questões de guarda dos filhos, pensão alimentícia, entre outras.

Fonte: Defensoria

Leia Mais:

COMPARTILHE
EXTRAÇÃO SUSTENTÁVEL