Falando pela primeira vez à imprensa como novo chefe do executivo municipal, o prefeito de Manaus David Almeida (Avante) descartou, na manhã desta sexta-feira (1º) a reinstalação de um hospital de campanha para atender a pacientes vítimas da Covid-19 no município.
A declaração foi dada durante vistoria de ações de limpeza no bairro Colônia Antônio Aleixo.
De acordo com David Almeida, a prefeitura está credenciando o Hospital Nilton Lins, junto ao Ministério da Saúde, para garantir parceria com o governo do estado para o uso de 350 leitos disponíveis na unidade. Ainda segundo David Almeida, o credenciamento do Hospital Nilton Lins já está em fase final.
“Estamos buscando o credenciamento desse hospital para que a prefeitura, que já tem uma unidade básica dentro desse hospital, possa atuar em parceira com o governo. Vamos comprar diárias de leitos de UTI e leitos clínicos. Precisamos fazer com que o Ministério da Saúde credencie este modelo o mais rápido possível para que não haja nenhum problema”, garantiu o novo prefeito.
Improbidade
Para o prefeito de Manaus, caso instalasse um novo hospital municipal de campanha, tanto ele como seus secretários poderiam ser enquadrados em crime de improbidade administrativa.
“Todos os hospitais de campanha do Brasil deram problema de contratação. No nosso caso, a prefeitura tem, constitucionalmente, a obrigação na atenção básica. Não posso estar contratando média e alta complexidade, senão corro o risco de sofrer uma ação de improbidade administrativa”, explicou.
Reportagem: Lucas Raposo
Leia mais: