fbpx

sexta, 20 de maio de 2022

Wilson ressalta importância das unidades para a atenção básica em saúde

O governador também ressaltou que as demais unidades voltarão a funcionar nos mesmos moldes, seguindo as orientações de segurança sanitária.

19 de outubro de 2020

Compartilhe

Durante a visita, o governador conheceu a estrutura do Caic Dr. Moura Tapajós (Foto: Divulgação)

O governador Wilson Lima esteve no Centro de Atenção Integrada à Criança (Caic) Dr. Moura Tapajós, no bairro Monte das Oliveiras, nesta segunda-feira (19), para acompanhar os atendimentos à população na unidade, que retomou suas atividades no dia 1º de outubro.

Desde o início do mês, seis Caics e dois Centros de Atenção Integral à Melhor Idade (Caimis) voltaram a funcionar gradualmente, após paralisação em março por orientação do Ministério de Saúde (MS), em função da pandemia do novo coronavírus.

Durante a visita, o governador conheceu a estrutura do Caic Dr. Moura Tapajós, que está realizando cerca de 55 atendimentos diariamente, todos pré-agendados por telefone e WhatsApp. Ele destacou o importante serviço prestado pelos Caics, que realizam atendimento de Atenção Básica, de responsabilidade dos municípios.

“A Atenção Básica não é de responsabilidade do Estado, mas o Estado também faz Atenção Básica porque entende que existe muita gente que necessita e procura essas nossas unidades de saúde. Fazemos todo o esforço para que todos possam ser atendidos”, afirmou Wilson Lima.

O governador também ressaltou que as demais unidades voltarão a funcionar nos mesmos moldes, seguindo as orientações de segurança sanitária e realizando consultas e exames por meio de agendamento.

“A nossa expectativa é que, em novembro, nós possamos retomar definitivamente todos os Caics, para que a gente possa dar essa assistência para essas mães e essas crianças”, disse.

Revitalizações

Ao todo, a Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) tem 12 Caics e três Caimis, nas diversas zonas da capital. Segundo o secretário Marcellus Campêlo, o programa de reestruturação e modernização da rede de assistência, o “Saúde Amazonas”, também contempla a revitalização dessas unidades.

“O governo já recebeu essas estruturas físicas dos Caics e Caimis precisando de revitalização. O programa ‘Saúde Amazonas’ contempla a revitalização das unidades de saúde e nos próximos dois anos nós vamos revitalizar esses espaços”, explicou.

De acordo com Marcellus, no planejamento está o projeto de revitalização de todo o complexo de saúde onde funciona o Caic Dr. Moura Tapajós, que também conta com uma maternidade e um Serviço de Pronto Atendimento (SPA).

Fila zerada

Desde 1º de outubro, foram reabertas inicialmente as unidades que oferecem consultas de rotina a crianças e atenção especializada com ênfase em reabilitação aos idosos.

No Caic Moura Tapajós, foi montada uma central de atendimento voltada exclusivamente para o pré-agendamento, com consultas com hora marcada e confirmadas um dia antes, e além do pós-atendimento, evitando assim a aglomeração de usuários em busca do serviço.

A diretora da unidade, Roberta Nascimento, ressaltou que, com a organização, já foi possível zerar a fila de demanda reprimida causada pela paralisação dos serviços.

“Hoje é 19 de outubro e desde o dia 1º de outubro conseguimos atualizar a demanda reprimida, tanto de consultas pediátricas, quanto dos exames que oferecemos, como o teste do pezinho”.

Protocolos de segurança

Para o retorno dos trabalhos, os prédios onde funcionam os Caics e Caimis foram preparados para atender a todas as normas de segurança sanitária estabelecidas pela Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM).

Os servidores também passaram por orientações e treinamentos sobre como realizar os atendimentos de forma segura tanto para eles quanto para os usuários, além de terem recebido EPIs e dispensa de álcool em gel.

Fonte: assessoria

Leia Mais:

Leia mais Dia a Dia

Injúria racial em espaços públicos tem pena ampliada no Plenário do Senado

Pleno do Senado aumenta pena para crimes de injúria racial quando praticados em eventos esportivos ou culturais e para finalidade humorística.

19 de maio de 2022

Auxílio Estadual Enchente chega a famílias de nove municípios do AM

28,8 mil famílias estão sendo atendidas com o benefício do Auxílio Estadual Enchente no valor de R$ 300, conforme mapeamento da Defesa Civil do Amazonas.

19 de maio de 2022

STF mantém multa para motoristas que recusem teste de bafômetro

A Corte se manifestou à favor das sanções aos motoristas que se recusem a fazer o teste de bafômetro e contra a comercialização das bebidas nas rodovias.

19 de maio de 2022

Wilson anuncia construção de 50 pontes de concreto em 16 bairros de Manaus

O investimento é de R$ 70 milhões e integra o programa +Pontes, executado pelo Governo do Amazonas. Bairros de 5 zonas da cidade serão contemplados.

19 de maio de 2022

TCE-AM suspende pregão para aluguel de ambulâncias em Itacoatiara

O relator do processo no TCE estabeleceu prazo de 15 dias para que a Prefeitura de Itacoatiara apresente documentos ou justificativas sobre a exigência de documentos

19 de maio de 2022

PcDs terão acesso gratuito no jogo Guarani x Vasco na Arena da Amazônia

Além da gratuidade na Arena Amazônia, a norma do Estado do Amazonas também assegura que o acompanhante de PcDs pague 50% do valor do ingresso cobrado.

19 de maio de 2022

Ação conscientiza motoristas sobre dificuldades vividas por ciclistas

Ação 'Convivência Legal' consiste em fazer, por meio de simulações, com que motoristas de ônibus sintam na pele o que sente o ciclista quando é ameaçado nas ruas.

19 de maio de 2022

Conservar a Amazônia é mais barato do que as áreas protegidas da Europa

Valor por hectare da conservação da Amazônia Brasileira é sete vezes menor do que manter as áreas protegidas da União Europeia conforme estudo.

18 de maio de 2022