fbpx

sexta, 24 de setembro de 2021

Vai vender seu veículo? Comunique ao Detran-AM e evite dor de cabeça

A comunicação de venda é feita no site do Detran, buscando a opção “Pessoa Física”, seguida de “Agendamento” e “Veículo pessoa física” e seguir os direcionamentos do site.

16 de agosto de 2021

Compartilhe

A taxa de comunicação de venda feita no Detran-AM é de R$ 29,24 (Foto: Reprodução)

A comunicação de venda é o procedimento mais importante para quem vende um veículo. Isso porque é ela que vai proteger o antigo dono de arcar com os débitos gerados pelo novo proprietário, mesmo que ele ainda não tenha executado a transferência do veículo.

Para se ter uma ideia de como as pessoas deixam de realizar esse serviço, segundo o Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM), 46,7 mil veículos foram transferidos nos primeiros seis meses de 2021, porém somente 15,4 mil usuários fizeram a comunicação de venda no mesmo período.

Para o Detran Amazonas, sem a comunicação de venda, oficialmente o veículo ainda pertence à pessoa que o vendeu. Ou seja: multas geradas pela pessoa que está rodando com o veículo ou o licenciamento não pago serão cobrados de quem vendeu e não fez a comunicação.

“A comunicação de venda é um instrumento que protege o antigo dono. Se ela for feita, tudo o que acontecer com aquele veículo, sejam multas ou o não pagamento do licenciamento anual, não recairá ao antigo dono, mesmo que o atual ainda não tenha realizado o processo de transferência do veículo”, explicou Rodrigo de Sá, diretor-presidente do Detran Amazonas.

O órgão de trânsito recomenda sempre que o vendedor comunique a venda do veículo no momento em que ele for ao cartório fazer o reconhecimento das assinaturas no documento de transferência. Em não havendo a comunicação de venda no cartório, e caso o novo proprietário não faça a transferência no prazo de 30 dias, a contar da data que está no documento, surge uma nova obrigação para o antigo proprietário, que é comunicar essa venda ao Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas no prazo de 60 dias, conforme as novas mudanças do Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

Passo a passo

Para fazer a comunicação de venda, o usuário precisa agendar o serviço no site do Detran (clique aqui), buscando a opção “Pessoa Física”, seguida de “Agendamento” e “Veículo pessoa física”. Após isso, deve preencher os dados, escolher o serviço “Comunicação de venda”, inserir o número do Renavam ou do chassi do veículo e clicar em “Solicitar”.

O passo seguinte é escolher o dia e o local de atendimento. A comunicação de venda nessa etapa só pode ser feita no Detran Sede ou no Posto de Atendimento Descentralizado (PAD) do Parque 10 Mall.

A taxa de comunicação de venda feita no Detran-AM é de R$ 29,24.

Problemas para o antigo dono

É muito comum o Detran Amazonas receber reclamações de pessoas que venderam um veículo, mas o novo proprietário não fez a transferência. Nesses casos, elas sempre perguntam o que o órgão pode fazer para ajudá-las. Mas a resposta, infelizmente, é sempre a mesma: como a compra e venda é uma relação particular entre duas pessoas, não há o que o Detran possa fazer.

“No desespero, algumas pessoas acabam indo a uma delegacia para registrar uma falsa comunicação de roubo ou furto na tentativa desse veículo ser recuperado. Mas isso é ilegal, e o proprietário pode responder criminalmente”, enfatizou Rodrigo de Sá.

Da Redação, com informações da assessoria

Leia Mais:

Leia mais Dia a Dia

AM busca apoio federal e das Forças Armadas em jogo na Arena da Amazônia

Brasil e Uruguai se enfrentam na Arena da Amazônia, em Manaus, em partida válida pelas Eliminatórias da Copa do Mundo Fifa Catar 2022.

24 de setembro de 2021

Ampliação da oferta de consultas e exames desafoga unidades de saúde

O projeto Examina+ está disponibilizando, apenas no Hospital Delphina Aziz, 86.471 exames por mês, incluindo 3.320 sessões de fisioterapia para a rede de saúde.

24 de setembro de 2021

Experimento da Samel é alvo da PGR; comissão denuncia 200 mortes por Covid

O ensaio clínico com a proxalutamida foi realizado pelo endocrinologista Flávio Cadegiani com o apoio da Samel. O caso tramita em sigilo na PGR.

24 de setembro de 2021

Caravana da saúde atende público no Coroado nesta sexta-feira

Serão oferecidos gratuitamente atendimentos com especialistas nas áreas de nutrição, pediatria, psicologia, clínica geral, fonoaudiologia e fisioterapia.

23 de setembro de 2021

Arena da Amazônia é preparada para jogo entre Brasil e Uruguai

A Arena receberá, no dia 14 de outubro, a partida entre Brasil e Uruguai, válida pelas Eliminatórias da Copa do Mundo Fifa Catar 2022.

23 de setembro de 2021

Reserva do Juma realiza monitoramento da biodiversidade

Ao todo, foram capacitados nove comunitários para atuar como monitores ambientais nesta ação. Eles pertencem a sete comunidades da região.

23 de setembro de 2021

PlanificaSUS retorna ao Baixo Amazonas para organizar rede materno-infantil

Projeto visa ampliação do acesso da gestante e da criança até 2 anos de idade à atenção primária e à atenção especializada no Amazonas.

23 de setembro de 2021

Liberação da praia da Ponta Negra aos sábados depende de ‘evento-teste’

David disse que a medida vem também em decorrência da chegada do verão amazônico, além da necessidade de possibilitar que os comerciantes do local também garantam sua renda.

23 de setembro de 2021